Avatar do usuário
Por Juliaaa01a
Quantidade de postagens
#143129
Atualmente, meios de comunicação como Instagram, X e TikTok, têm se tornando cada vez mais presentes nos âmbitos sociais, escolares e profissionais de adolescentes e jovens adultos. Apesar de seus diversos benefícios, não podemos deixar de notar que o amplo crescimento dessas redes traz consigo diversas consequências, trazendo consequências psicológicas duradouras aos usuários.
A mestre e doutora em Neurociência pela USP, Claudia Feitosa-Santana, em parceria com a instituição “Casa do Saber”, discute em entrevista os efeitos gerados pelo uso excessivo de redes sociais e aparelhos ligados à internet. Ela afirma que: “A dependência do celular altera nosso comportamento e a forma como nosso cérebro funciona, muito parecido com outros vícios.” A doutora ainda relaciona o vício ao crescimento de casos de miopia, atraso cognitivo e dores musculares devido à postura.
Somado a isso, no ano de 2020, entrava em destaque o documentário “O Dilema das Redes”, pois colocava em evidência temas como cyberbullying, depressão e ansiedade, isolamento social e distorção de imagem. Problemas esses, causados especialmente por algoritmos preparados para manipular emoções e controlar hábitos, o que é altamente perigoso, tendo em vista que a idade dos maiores consumidores de mídias sociais está entre 14 e 24 anos.
Dado que, o uso descontrolado das redes sociais provoca um aumento nos casos de depressão devido à baixa autoestima e interferências no desenvolvimento de crianças e adolescentes resultando em deficiências cognitivas, é imprescindível a necessidade de campanhas a favor do consumo digital consciente. Organizações escolares e personalidades de forte influência nas mídias tem a responsabilidade de contribuir para a diminuição do tempo de tela, incentivando a realização de atividades físicas ao ar livre, o interesse pela leitura e momentos de autoconhecimento, a fim de garantir o bem-estar psicológico de crianças, adolescentes e jovens adultos.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
880
pontos
Desbloquear

    Na Competência 1, foram identificados erros como "têm se tornando", que deveria ser "têm se tornado", e a ausência de vírgula após "Dado que" no último parágrafo. Para melhorar, reescreva: "Dado que o uso descontrolado das redes sociais provoca...". Na Competência 4, faltam conectivos para melhor fluidez entre as ideias. Reescreva: "Além disso," ou "Ademais," para conectar os parágrafos. A proposta de intervenção poderia detalhar mais sobre as campanhas mencionadas.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por babaloo
Quantidade de postagens Doações Doações
#143142
Eiii! Achei super relevante você abordar o impacto das redes sociais na saúde mental dos jovens, um tema tão atual! Sobre a Competência 1, você usou bem a norma-padrão, com pequenos deslizes que não comprometem a leitura (nota: 160). Na Competência 2, a compreensão do tema foi clara e você trouxe referências pertinentes, mas a introdução poderia ser mais incisiva (nota: 160). Na Competência 3, gostei da seleção de informações, mas alguns argumentos poderiam ser mais desenvolvidos (nota: 160). A Competência 4 foi bem trabalhada, com boa coesão e coerência entre as ideias (nota: 160). Na Competência 5, a proposta de intervenção é boa, mas quem exatamente serão os agentes responsáveis? (nota: 160). Nota geral: 800.
0

De acordo com a jogadora Marta Vieira, no futebol […]

Segundo o filósofo John Locke: todo ser humano tem[…]

Estou aprendendo.

Eiii! Achei que você fez um ótimo trabalho envolve[…]

Dá Dor á Dignidade

A violência contra a mulher, em suas diferentes fo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.