Avatar do usuário
Por Gaby1234567
Quantidade de postagens
#159837
À luz da perspectiva do escritor e político Darcy Ribeiro, “A coisa mais importante para os brasileiros é inventar o Brasil que nós queremos”. Tal pensamento, porém, não foi convertido em realidade, uma vez que, embora a população busque por um país livre de problemas, existem dificuldades a serem superadas como o impacto dos jovens que estão fora da escola para a sociedade contemporânea. Dessa forma, cabe analisar os causadores que sustentam essa problemática: a negligência governamental e a falta de debate social.
Diante desse cenário, é válido destacar a omissão estatal como um dos principais motivadores dos impasses envolvendo os estudantes juvenis que não frequentam mais o ambiente escolar. Acerca disso, segundo o filósofo inglês Thomas Hobbes, “É dever do Estado garantir os serviços necessários para o bem-estar da nação”. De maneira análoga, de acordo com a citação, observa-se a ausência do cumprimento da mesma, visto que o poder público não se interessa em dar o devido suporte aos indivíduos jovens que deixam de frequentar a escola por falta de acessibilidade nas instituições públicas e pela escassez financeira, gerando consequentemente, um futuro de baixa qualidade, sem expectativas salariais dignas, podendo ocasionar um desequilíbrio mental futuramente. Sendo assim, é imprescindível que a máquina pública tome providências que visem reverter esse descaso contra os abandonos escolares, garantindo-lhes um sistema educacional mais promissor e acessível.
Outrossim, é imperativo ressaltar que a ausência de debate social impulsiona o permanecimento do entrave. Nesse sentido, Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para solucionar a grande dificuldade enfrentada pelos desistentes da educação básica, causados pela desigualdade no acesso ao conhecimento, e os efeitos que essa atitude provoca para a sociedade brasiliense, faz-se necessário debater sobre como seria gratificante para a comunidade juvenil afetada conseguir aderir à uma carreira de estudos mais igualitária, em um ambiente que todos possam usufruir de experiências estudantis eficazes e docentes. Por isso, trazer a pauta dos resultados negativos da evasão acadêmica e debatê-lo amplamente com a sociedade aumentaria a chance de reversão desse caso.
Portanto, algumas medidas são necessárias para a resolução dos desafios supracitados. Para isso, cabe ao Ministério da Cidadania, enquanto garantidor de políticas cidadãs, propagar dados e pesquisas que revelem a gravidade dos impactos de jovens que se encontram fora da escola para a sociedade brasileira, por meio de plataformas midiáticas de destaque, como emissoras de televisão e aplicativos de grande influência, a fim de atingir o maior contingente possível e conscientizá-los. Feito isso, a questão deixará de ser um problema no contexto verde-amarelo, conforme o desejo de Darcy Ribeiro.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
600
pontos
Desbloquear

    Erros apontados: 1) Norma-Padrão: uso excessivo de vírgulas e construções longas; citações e termos inadequados (p.ex., “sociedade brasiliense”) geram distorção linguística. Sugestão: reescrever com períodos mais curtos e concordância adequada: “Segundo Darcy Ribeiro, ‘...’ . No entanto, a realidade mostra...”. 2) Tema: relação entre evasão escolar e sociedade pouco explorada em dados/fatos; 3) Coerência/Coesão: há saltos entre Hobbes, Habermas e propostas sem encadeamento claro; usar conectivos (além disso, portanto, contudo, assim). 4) Proposta de intervenção: contém agente, ação, meio e finalidade, mas carece de detalhamento (quem, como medir impacto, prazos). Sugestões: Ministério da Cidadania promove pesquisa nacional sobre evasão escolar; ações concretas (programas de acolhimento, financiamento, parcerias com redes municipais) com indicadores e metas.

    Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Na obra musical “Young and Beautiful” da cantora a[…]

No passado, era muito comum ver idosos chegando ao[…]

A perspectiva acerca do envelhecimento na sociedad[…]

Na série "Sob Pressão ", são retratadas[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.