Os agrotóxicos são utilizados de maneira inadequada em atividades não agrícolas, como em florestas, lagos e represas. Outrossim, não só poluem rios e solos, como também contribuem para a perda de biodiversidade. De acordo com o INCA, o consumo de alimentos com agrotóxicos pode impactar para a infertilidade, abortos, neurotoxicidades, desregulação hormonal, quadro de neuropatia e até câncer. Apesar de possuir inúmeros riscos e malefícios a saúde, ainda é muito utilizado, principalmente porque possibilitou um bom retorno financeiro e permitiu maior quantidade de alimentos por um preço mais baixo, logo mostra que priorizam o lucro invés da saúde dos brasileiros.
Em junho de 1989, foi criada a Lei nº 7.802, também conhecida como "Lei dos agrotóxicos". Essa lei estabelecia o uso e o controle de pesticidas, com a proposta de proteger a saúde humana e o meio ambiente. Contudo, sofreu drásticas mudanças por causa da pressão do setor agroindustrial, o que resultou na Lei 14.785, com o intuito de reduzir a influência do Ibama, da Anvisa e do comitê de tripartite, que avaliava os riscos á saúde e ao ecossistema. Além disso, pode trazer consigo o consumo de agrotóxicos que são proibidos no Brasil sem a necessidade de registrá-los.
Mediante aos fatos apresentados, os agrotóxicos são ótimos fertilizantes que ajudam a combater pragas e ajudam no crescimento da vegetação, porém é usado de forma irresponsável em grande quantidade, não só afetando a vida dos seres vivos, como também do meio ambiente. Diante desse cenário, cabe ao Governo adotar políticas públicas, como mudar lei que diz respeito aos agrotóxicos, tornando-a mais rígida e monitorando todo o tipo do mesmo. Somente assim, para assolar com os impactos negativos do consumo de alimentos com agrotóxicos na saúde dos brasileiros.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Competência 1: Há erros gramaticais, como "ajuda-lás" (corrigir para "ajudá-las"), "invês" (corrigir para "em vez"), "riscos á saúde" (corrigir para "riscos à saúde"), e "assolar com" (corrigir para "mitigar os").
Competência 2: O tema foi bem abordado e discute o impacto dos agrotóxicos na saúde e meio ambiente.
Competência 3: Apresenta informações e dados relevantes, mas algumas ideias são repetitivas. Recomenda-se evitar a repetição.
Competência 4: Falta coesão em "logo mostra que priorizam"; use conectores mais claros, como "isso evidencia que".
Competência 5: Falta mais detalhamento na proposta. Detalhe como o governo fará o monitoramento e a quem fiscalizará.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.