Avatar do usuário
Por lyaolivei
Quantidade de postagens
#159800
Na Canção "Vilarejo", Marisa Monte descreve um espaço utópico de harmonia e solidariedade, realidade distante do Brasil atual. Nesse contexto, evidencia-se o desafio do incentivo à doação, cuja ausência de consciência coletiva dificulta a efetivação de transplantes no Brasil. Tal cenário, se mantém tanto pela omissão governamental, quanto da insuficiência de debates amplos e efetivos que deveriam promover a cultura de doação.
Em primeiro lugar, é notório que a omissão governamental funciona como motor dos desafios à doação e transplante de órgãos. Segundo dados do Sistema Nacional de Transplantes, em 2023, apenas 28,7% dos potenciais doadores se tornaram efetivos, e cerca de 45% das famílias negam doações, muitas vezes por desinformação ou falta de campanhas educativas. Assim, a ausência de políticas públicas consistentes contribui para a manutenção desse cenário, evidenciando a necessidade de ações governamentais que promovam a cultura de doações
Além disso, a insuficiência de debates amplos e efetivos acerca da doação de órgãos contribui para a manutenção de mitos e desinformação na população. No livro "Eu e esse meu coração", Leah Mackenzie depende de um coração artificial e enfrenta a realidade de precisar de um transplante, o que evidencia como a vida de quem necessita de órgãos depende de escolhas conscientes de outros. A obra mostra que decisões mais informadas podem salvar vidas, reforçando a necessidade de políticas que promovam conscientização, solidariedade e reflexão coletiva.
Em vista dos argumentos apresentados é imprescindível que medidas sejam tomadas para incentivar a doação de órgãos como ferramenta para a efetivação de transplantes no Brasil. Por isso, cabe ao Ministério da Saúde, em parceria com o Governo Federal, promover campanhas e debates sobre a importância da doações de órgãos por meio de escolas, mídias e outros meios de comunicação. Tais medidas são fundamentais para se criar uma sociedade mais informada e solidária.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
760
pontos
Desbloquear

    Erros/notas: Comp.1: ortografia/pontuação com pequenas falhas (ex.: “da doações” -> “da doação”; uso de vírgula antes de conectivos). Comp.2/3: tema é citado, mas as referências literárias não estão bem integradas; a conexão entre a canção e o tema fica por momentos solta. Comp.4: conectivos usados, porém há repetições/ligação menos fluida. Comp.5: proposta de intervenção aparece com agente, ação, meio e finalidade, mas sem detalhamento (metas, prazo, orçamento). Sugestões rápidas: reescrever “da doações” para “da doação”; eliminar referências soltas; detalhar a intervenção (ex.: metas de captação de doadores, cronograma de campanhas, fontes de financiamento).

    Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

A Constituição Brasileira de 1988, em seu artigo 6[…]

Desde 2023, quando foi aprovada lei que legitimou […]

A novela "Fina Estampa", produzida pela […]

O filme "80 pelo Brad" de 2023, retrata […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.