Avatar do usuário
Por Gabriel3241
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113488
De acordo com a Constituição de 1988, homens e mulheres são iguais perante a lei. Essa determinação jurídica gerou uma quebra de paradigma, onde homens e mulheres deveriam desempenhar papeis sociais distintos. Logo, cumpre destacar os novos papeis que são exigidos do homem moderno no processo de desvinculação de um machismo estrutural no que se refere à função de pai, às atribuições do lar e também abordar sobre a vaidade masculina moderna.
Primeiramente, deve-se ressaltar que o papel de pai desempenhado na sociedade atual alterou-se. Nesse sentido, o estilo paterno antigo, que era o de prover e proteger, deu lugar a um pai atencioso e que supre com carinho e cuidado os filhos. De acordo com a psicologia, o abandono afetivo causado pela ausência dos pais na criação dos filhos, que é resultado de uma sociedade onde o pai e a mãe exercem atividades profissional, pode resultar em traumas emocionais e em carências afetivas no filho(a), fazendo com que este projete em seu cônjuge/companheiro uma figura materna/paterna e levando ao fracasso de seus relacionamentos. Logo, o pai moderno deve ser mais presente e carinhoso na criação dos filhos a fim de suprir as lacunas afetivas deixadas pelo fato de a mãe colocar-se no mercado de trabalho.
Em segundo plano, a atribuição do homem do lar moderno passaram de um homem que esperava passivamente que as tarefas do lar fossem realizadas por parte da mulher, para um homem ativo na casa, que sabe realizar as tarefas diárias da casa, as quais são divididas entre ele e sua companheira. Dessa forma, a mulher dispõe de mais tempo para colocar-se no mercado de trabalho e qualificar-se, a fim de evoluir profissionalmente, tarefas que demandam tempo e que fazem com que a mulher não possa dedicar-se exclusivamente para as tarefas domésticas. Dessa forma, o homem do lar moderno deve ter conhecimento das rotinas do lar e ter a atitude de realizá-las de comum acordo com sua cônjuge.
Em terceiro lugar, é válido mencionar que o indivíduo rústico, que não se preocupava com sua aparência e que preocupava-se somente em prover e proteger, deu lugar a um másculo que cuida de sua forma física e de suas aptidões intelectuais. Esses fatores constituem a vaidade do homem moderno, tendo em vista que os meios de progressão social foram alterados, indo da capacidade e força física para as aptidões intelectuais. Juntando-se a isso, como a mulher passou a integrar o mercado de trabalho, ela passou a escolher o seu parceiro, o que leva em consideração tanto a beleza física quanto as demais aptidões social dele. Portanto, o homem moderno passou a ser mais vaidoso física e intelectualmente.
Destarte, para que os paradigmas passados machistas seja m dirimidos e para que o homem moderno, ou seja, aquele que ajuda na casa e na criação dos filhos e que se preocupa com sua beleza física seja adotado, é necessário que essa figura social seja enaltecida nos filmes e programas televisivos, a fim de gerar uma identidade social, bem como é necessário que as instituições de ensino falem sobre os benefícios sociais dessa nova postura por parte dos integrantes do sexo masculino.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por Rayelli
Tempo de Registro Quantidade de postagens Doações
#113701
Sua redação está ótima !

Não sou especialista em correção ,mas acho q vc deveria tomar cuidado com a repetição de palavras e com o tamanho dos parágrafos.Fora isso vc está de parabéns!
0

A herança africana é um dos pilares fundamentais d[…]

A lei de diretrizes e bases estabelece que as aval[…]

Capitalismo

O capitalismo é um sistema econômico que se caract[…]

Na série Black Mirror, produzida pela Netflix em 2[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.