Diante desse cenário, uma comunidade marginalizada significa também uma comunidade na qual a violência, além de realidade, é solução para muitos. No filme “Escritores da Liberdade” é apresentada a história de Erin Gruwell professora que dava aula em uma sala onde a falta de interesse dos alunos era evidente, bem como comportamentos violentos. Ao decorrer do filme fica claro o papel positivo da educação no enfrentamento das desigualdades sociais e da violência, sob esta perspectiva, a educação pode se tornar solução para muitos indivíduos que consideram-se “casos perdidos”.
Paralelamente, a discriminação dos menos escolarizados pelos que possuem um maior nível escolar é um problema no Brasil, portanto se a diferença educacional de uma população for levada à tona de modo a ser combatida e de fato reduzida, consequentemente a discriminação entre os indivíduos e a desigualdade social dessa mesma população também será reduzida, ou seja, focar na melhoria da educação implica na redução da violência e diminuição das desigualdades sociais.
Em suma, para resolver os problemas de violência urbana e desigualdade social no Brasil, o Estado, por meio do ministério da educação (MEC) deve cumprir a constituição brasileira levando educação à todos e também deve incentivar o estudo por meio de redes sociais, atingindo o público mais jovem e utilizar dinheiro público para melhorar a infraestrutura das escolas brasileiras.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Principais erros identificados: C1 - falhas como “Paulo Freire, a educação”, “a educação” e falta de vírgulas/acentuação; C2/C3 - desenvolvimento coerente, porém carência de aprofundamento analítico em limites do tema; C4 - uso de conectivos apenas básico, menor progressão entre ideias; C5 - intervenção presente, mas sem detalhamento de metas, prazo e recursos (agent, ação, meio, finalidade aparecem, porém pouco especificados). Sugestões: inserir vírgulas após referências (Paulo Freire, a educação), corrigir ‘ministério da Educação’, evitar duplicações, usar conectivos como “além disso”, “por conseguinte”; detalhar metas da intervenção com prazos e recursos (ex.: MEC, redes públicas, orçamento X até 2027).
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.