Em primeiro lugar, o estado falha em cumprir seu papel fundamental de zelar pelo bem comum. Essa lacuna é patente quando o Estado tem dificuldade em suprir dignidade as mais diversas áreas sociais, políticas e ambientais, como se não fosse deplorável o suficiente, a motivação por trás de tal conduta é questão de prioridades ao poder público, em que a população é silenciada quando o foco são as eleições. Sem prioridade, os excluídos não usufruem de seu direito à dignidade pela constituição federal. Assim, não é lógico que o governo aspire o reconhecimento como país de primeiro mundo quando suas ações não correspondem a tal pretensão.
Desse modo, haja vista a necessidade de restabelecer a união nacional, o estado deve cumprir seu papel de suprir a dignidade as mais diversas áreas sociais, por intermédio do ministério da ONU, visando finalmente cumprir seu papel de guardião do bem comum. Com a implementação dessas mudanças, a concretização de uma realidade utópica não parecerá tão distante.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Erros gramaticais incluem a falta de preposição em "suprir dignidade as mais diversas áreas" (correto seria "às mais diversas áreas") e uso inadequado de conectivos, como em "como se não fosse deplorável o suficiente". A introdução poderia ser mais clara ao estabelecer o papel positivo das ONGs antes de criticar. Falta detalhamento na proposta de intervenção; sugere-se incluir como a ONU poderia atuar e os recursos necessários. Conectivos adicionais ajudariam na coesão, como "além disso" para expandir argumentos.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.