Avatar do usuário
Por mariacuch
Quantidade de postagens
#160809
Ao longo da história, o papel do esporte como ferramenta de transformação social tem se mostrado bastante presente na sociedade brasileira. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o esporte ajuda a reduzir em até 40% o risco de envolvimento de jovens com a criminalidade quando há políticas públicas e projetos esportivos ativos nas comunidades. Diante desse contexto, o governo de cada estado deve pensar em soluções que ampliem e incentivem esses projetos esportivos, para que crianças e jovens tenham mais oportunidades de ter uma vida bem-sucedida.
Um dos fatores centrais sobre o papel do esporte como ferramenta de transformação social é a motivação que essa prática proporciona a certos jovens. Por exemplo, segundo o IBGE, a cada dez jovens, cerca de quatro praticam esportes, o que evidencia a necessidade de ampliar o acesso a projetos esportivos, especialmente em comunidades carentes, que em muitos casos acabam não recebendo incentivo para continuar e, sendo assim, abandonam os esportes.
Para enfrentar o problema, é fundamental que o governo amplie políticas públicas de incentivo ao esporte nas escolas públicas, considerando a criação de projetos esportivos gratuitos e a disponibilização de infraestrutura adequada, como quadras e materiais esportivos. Essa medida pode ajudar a incentivar mais jovens a querer entrar para o mundo do esporte, contribuindo também para o afastamento de vários adolescentes do mundo do crime.
Diante do exposto, percebe-se que o papel do esporte como ferramenta de transformação social demanda ações concretas que envolvam políticas públicas de incentivo à prática esportiva nas escolas e comunidades carentes. Só assim será possível incluir jovens em ambientes saudáveis e educativos, garantindo a redução das desigualdades sociais e o fortalecimento da cidadania.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
1000
pontos
Desbloquear

    Principais ajustes: (C1) manter a norma culta, revisar pequenas variações de conectivos; (C2) manter foco no tema, evitar repetições e fortalecer a conclusão com síntese dos argumentos; (C3) organizar melhor a progressão de ideias com encadeamentos mais claros; (C4) ampliar o emprego de conectivos de relação e de adição para coesão. Sugestões: substitua “para que crianças e jovens tenham mais oportunidades de ter uma vida bem-sucedida” por “para assegurar oportunidades de uma vida melhor”; utilize conectivos como entretanto, ademais, portanto; na intervenção descreva claramente agente, ação, meio e finalidade (ex.: Agente: governo; Ação: financiar projetos; Meio: escolas públicas; Finalidade: reduzir desigualdades).

    Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Na obra cinematográfica "O Lorax: Em Busca da[…]

No longametragem turco “O Milagre na Cela 7”, o es[…]

Treino Enem 2025

A Constituição Federal de 1988, no artigo 5º, gara[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.