Sobretudo, os investimentos em cultura decaíram nos últimos anos, o que comprova que o Estado se comporta como uma instituição zumbi, conceito desenvolvido pelo filósofo Bauman para instituições que existem mas não cumprem sua função. Como dito na Carta Magna, o papel do governo na promoção da cultura é essencial, seja com investimentos, seja com programas de incentivos, porém o papel não está sendo cumprido, comportando-se tal qual uma instituição zumbi.
Outrossim, a desigualdade social é um empecilho para o acesso à cultura em nosso país. Segundo o artigo 5° da Constituição Federal, todos os individuos são iguais perante à lei. Contudo, na realidade os mais pobres têm mais dificuldades no acesso à cultura, por viverem em regiões mais precárias, onde não há as mesmas feiras culturais, ou pelo valor alto do ingresso do cinema, essa igualdade prevista no artigo 5°, não existe.
Concluí-se, portanto, que o Estado deve ampliar o percentual de investimentos destinados à cultura, por meio de verbas enviadas aos municípios. Além de investir em programas de incentivo para a cultura por meio de feiras culturais, para que assim todos possam usufruir de sues direitos que estão previstos na Constituição.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta alguns erros gramaticais, como "a desigualdade social" (deveria ser "à desigualdade social") e "individuos" (correto seria "indivíduos"). Além disso, a frase “onde não há as mesmas feiras culturais” poderia ser melhorada para “onde as feiras culturais são escassas”. Há repetição desnecessária do conceito de instituição zumbi. Na proposta de intervenção, faltou detalhar algum dos elementos apresentados.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.