Avatar do usuário
Por georgia6
Quantidade de postagens
#130934
Segundo a teoria Relações Interpessoais de Peplau, o enfermeiro deve construir uma relação com o seu paciente baseando – se em uma visão holística sobre o mesmo, buscando compreender ele no contexto psicossocial, cultural, espiritual, para que assim o enfermeiro entenda quais dificuldades terão que ser enfrentadas. Entretanto, na atualidade o uso da teoria de Peplau como um suporte teórico é usado de forma insatisfatória, em virtude da falta de conhecimento dos profissionais, e por consequência a má qualidade nos atendimentos.

Em primeira análise, na resolução 736/ 2024 no artigo primeiro diz que “ O processo de enfermagem deve ser realizado de modo deliberativo e sistemático, em todo o contexto, em que ocorra o cuidado de enfermagem”. Dessa forma, a utilização do processo de enfermagem como instrumento metodológico auxilia o profissional de enfermagem nos cuidados aos doadores, uma vez que ele acontece através de etapas possibilitando o enfermeiro a produzir seus cuidados de enfermagem destinado aos pacientes. Apesar disso, grande parte da equipe de enfermagem acaba não utilizando o processo de enfermagem, em decorrência da falta de conhecimento de como aplicar ele tanto no ambiente hospitalar, quanto fora dele, ou por não terem tempo. Logo, não compreendem os doadores nos seus mais diversos contextos sociais nos quais eles são inseridos diariamente de acordo com Peplau. Assim sendo, acabam gerando insatisfação dos doadores prejudicando a fidelização dos mesmos.

Ademais, a má qualidade nos atendimentos prejudica quem precisa receber as doações nos hemocentros, pois a ausência de um cuidado holístico por parte da equipe profissional de enfermagem faz com que grande quantidade de doadores não queira retornar aos centros de doações, já que, não receberam um atendimento humanizado, dessa maneira se torna difícil fidelizar os doadores incentivando-os a doarem novamente. Além disso, é importante que o banco de doações esteja sempre em níveis adequados, visto que apenas 1,4% da população brasileira doam sangue de forma regular. Desse modo, os profissionais de enfermagem devem sempre estarem aplicando o processo de enfermagem tendo como suporte teórico as relações interpessoais de Peplau, para que os doares na sua ação altruísta sinta a necessidade de voltar novamente para ajudar mais vidas.

Portanto, cabe ao Hemocentro – órgão responsável pela captação de doadores, investir juntamente com o Ministério da Educação na realização de capacitações, por meio de cursos e treinamentos presenciais que auxiliem aos profissionais de enfermagem a utilizarem instrumentos metodológicos e teóricos no processo de enfermagem servindo como base para um cuidado eficiente e humanizado. Assim, o hemocentro servirá de exemplos para outras instituições na prestação de serviços de qualidade.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

O brasileiro Oskar Coester inventou o aeromóvel na[…]

Em "Torto Arado", Itamar Vieira Júnior a[…]

Redação do Enem

Primeira redação

Em relação ao tema proposto é importante observar […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.