É notório destacar que ainda uma parte da sociedade se lembrar das pessoas negras apenas pela tortura sofrida. Esse contexto envolve que quando se é estudado o mais falado é sobre essa temática. Prova disso recai, quando se têm mais conhecimento sobre o Navio Negreiro, que conta a passagem dos africanos da África até o Brasil, ao invés de seus costumes ou até mesmo da cultura afro-brasileira.
Cabe ressaltar, as datas comemorativas, que tanto se fala “devem ser lembrados e respeitados todos os dias” mas sabemos que na prática não é bem assim. Isso porque é necessário esperar chegar em 21 de novembro, para que seja discutido e enaltecer nomes importantes, grupos para a comunidade negra, mas no cotidiano, o racismo, se promove cada vez mais. E sem deixar de fora as religiões afro, que diariamente vem se tornando pauta de intolerância religiosa. Sendo assim, torna-se urgente reconhecer que esse processo resultou hoje na desigualdade social e desfavorecimento da herança africana.
Com o objetivo de minimizar o esquecimento da história dos africanos é dever do Governo Federal, promover por meio de palestras, uma ressignificação, com campanhas mostrando a fundo o que foi os povos africanos e dar mais visibilidade para entidades negras. Outrossim cabe as Instituições Escolares, abranger mais o conteúdo a partir de idas a museus e até mesmo conhecer quilombos. Somente assim o parâmetro da desvalorização sobre a cultura afro-brasileira pode reduzir.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros gramaticais como "presa" em vez de "preza" e a falta de concordância em "as torturas sofridas". Sugiro reescrever o início do texto para maior clareza, por exemplo, "No filme 'Wakanda', dirigido por Ryan Coogler, o Pantera Negra..." A coesão pode ser melhorada com conectivos adequados. A proposta tem os elementos necessários, mas carece de detalhamento.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.