Com efeito, denuncia-se a segregação como principal causa do racismo e discriminação social no Brasil. Acerca disso, é oportuno rememorar um filme lançado na Netflix “somos todos iguais”, centrada em apresentar discussões sociais sobre a sociedade e sobre as pessoas, segundo o qual faz refletir que as pessoas são iguais, independentemente da etnia racial ou condição financeira.
Outrossim, é igualmente necessário discutir acerca da falha no sistema educacional. Sobre isso, para o sociólogo Émile durkheim, idealizou que a escola é a instituição secundária incumbida do processo de formação do indivíduo. No entanto, o pensamento de Durkheim não é seguido na medida em que não há integração de conhecimentos africanos e afrodescendente, e a desigualdade ao acesso à infraestrutura.
Portanto, é fulcral mitigar os efeitos do racismo e a discriminação social no Brasil. Nesse sentido, a secretaria da educação básica junto com o ministério da educação— enquanto responsável por promover ensino de qualidade no Brasil—deve fazer investimento nas escolas de rede pública ou privada, para que todos possam ter as mesmas oportunidades de aprendizado e integrar a cultura africana nas escolas. Em acréscimo, o ministério da cidadania deve elaborar campanhas, por meio da mídia digital como Instagram, Tik Tok e outras redes sociais, com o intuito de conscientizar as pessoas desse óbice. Com isso, para que essa população tenham seus direitos assegurados na sociedade brasileira.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Competência 1: Foram identificados erros gramaticais como "é notório a deturpação" (correto: "é notória a deturpação") e "ministério da cidadania" (correto: "Ministério da Cidadania", pois nomes próprios são com letras maiúsculas).
Competência 2: A redação aborda de forma coerente e relevante o tema do racismo, mas a introdução apresenta uma informação imprecisa sobre o impacto imediato da Lei Áurea, o que poderia ser ajustado.
Competência 3: A argumentação é válida mas carece de mais fontes e dados que aprofundem os argumentos apresentados.
Competência 4: O texto é coerente e bem articulado. No entanto, o conectivo "Outrossim" poderia ser substituído por "Além disso" para melhor fluência.
Competência 5: A proposta de intervenção é pertinente e contém todos os elementos necessários, mas faltou detalhamento em como essas medidas seriam implementadas e monitoradas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.