Avatar do usuário
Por alicepires
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#118986
A produção cinematográfica "Crianças Invisíveis" conta a história de dois meninos que vivem em condições degradantes e precisam trabalhar para sobreviver. Embora ficcional, pode-se fazer um paralelo entre a obra audiovisual e a realidade brasileira visto que, diversas crianças são obrigadas a entrar no mercado muito cedo. Entretanto, tal quadro pode ser amenizado se certas estratégias forem tomadas. Nessa perspectiva, urge a necessidade de analisar a lacuna legislativa e lenta mudança da mentalidade social como causas desse pernicioso obstáculo.

É indubitável que a questão constitucional e sua aplicação sejam um fator preponderante para a ocorrência dessa problemática. Segundo Thomas Jefferson, a aplicação das leis é muito mais importante que a sua elaboração. De maneira análoga, é possível perceber que no país, a continuidade do trabalho infantil rompe com essa ideia, haja vista que, embora leis que protegem os infantos tenham sido um grande progresso, há brechas que possibilitam a ocorrência de tais casos, como a falta de apoio à famílias de baixa renda. Desse modo, evidencia-se a importância do reforço das práticas de regulamentação como forma de combate ao desafio.

Outrossim, é válido destacar que a desigualdade social potencializa essa conjuntura. Esse cenário decorre do fato de que, assim como pontuou o escritor Ariano Suassuna, "o que é muito difícil é você vencer a injustiça secular que dilacera o Brasil em dois países distintos: o país dos privilegiados e o país dos despossuídos". De forma semelhante ao dito pelo autor, as desigualdades sociais vivenciadas pelos brasileiros, fazem com que uns disponham de diversos recursos financeiros para investir nos estudos, saúde e lazer de seus filhos, enquanto outros, que não partilham do mesmo privilégio, necessitam da ajuda de seus filhos para conseguir alimento.

Dessarte, é fundamental que o Estado, quanto instância máxima dos aspectos legislativos do país, promova a ampliação dos debates a respeito do assunto, por meio de eventos e palestras com especialistas que possam responder todas as dúvidas, a fim de minimizar o trabalho infantil na realidade brasileira. Dessa maneira será construído um futuro diferente do descrito em "Crianças invisíveis".
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

Na constituição federal de 1988, documento jurídic[…]

A série "O conto de aia" retrata um futu[…]

Queimadas

A sociedade contemporânea enfrenta desafios comple[…]

O artigo 5 da Constituição Federal diz, todos somo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.