Diante desse cenário, é pertinente destacar a ineficiência governamental como um dos pilares dessa problemática. Nessa perspectiva, para o filósofo Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir meios que promovam o progresso coletivo. Todavia, esse pensamento se mostra inexistente na conjuntura nacional, uma vez que o poder público não toma providências em conter a estagnação econômica e criar políticas públicas que estimulem a geração de empregos aos brasileiros. Consequentemente, pode-se ocasionar o aumento da informalidade no Brasil.
Além disso, a flexibilização das leis trabalhistas é outro fator que agrava o problema. Segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, na modernidade líquida, o aumento da concorrência e da competitividade reduziu salários, comprometeu a estabilidade no emprego, resultando no crescimento dos trabalhos sem carteira assinada e na terceirização da mão de obra. Assim, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, medidas precisam ser tomadas para superar esses desafios. Cabe ao Governo Federal, em parceria com o Ministério do Trabalho, implementar políticas públicas que estimulem a geração de empregos e renda aos brasileiros. Isso inclui a criação de um programa de subsídios e incentivos fiscais com intuito de incentivar os empresários a expandir os seus negócios. Além disso, o Congresso Nacional deve aprovar projetos de leis, como uma Proposta de Emenda à Constituição que reduza a burocracia e simplifique a cobrança de impostos no Brasil a fim de criar um ambiente favorável ao crescimento econômico e reduzir a informalidade no país. Com essas iniciativas, os direitos constitucionais serão plenamente efetivados.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
A redação apresenta um domínio excelente da norma-padrão, sem erros gramaticais significativos. O tema do trabalho informal é abordado de forma clara e consistente, integrando conceitos das ciências sociais. A argumentação é bem estruturada com citações pertinentes de Hobbes e Bauman, evidenciando a compreensão do problema. A proposta de intervenção apresenta os quatro elementos necessários; contudo, poderia detalhar mais o papel dos empresários nos incentivos fiscais para alcançar nota máxima na Competência 5.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.