Avatar do usuário
Por capoano
Quantidade de postagens
#131666
O ser humano possui em sua essência um forte desejo competitivo que o impulsiona deste os tempos primitivos. Hoje, no mundo contemporâneo, existe uma assídua corrida em busca do alto desempenho e da eficiência máxima, por conta disso, muitos recorrem ao uso de substâncias exógenas para aumentar a produtividade. Assim, se faz necessária a discussão acerca das implicações causadas na saúde, por tais hábitos e seus impactos na qualidade de vida da população.

Inicialmente, cabe destacar que a pressão por desempenhos extraordinários por si só já causa males. O Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, é o país mais ansioso do mundo e o quinto país mais depressivo. Na saída para atingir as metas sobre humanas, evidenciadas por um ambiente extremamente competitivo e voltado para o resultado, cada vez mais, jovens e adultos se utilizam de remédios para tornar possíveis tais afazeres. Com isso, muitos sacrificam saúde, sem se importar com as consequências, em troca de eficiência.

Isso causa uma normalização da cultura do uso de nootrópicos, fazendo com que a sociedade encare como obrigatório o seu uso. Porém, Krishnamurti vai afirmar que não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente. Em todo o mundo, o aumento de problemas voltados à saúde mental só vem aumentando, reflexo de uma sociedade doente que vive sob pressão, tanto no trabalho quanto na vida social. Um efeito “bola de neve” em que comunidade e indivíduo se afundam concomitantemente.

Assim, é evidente a necessidade de debates voltados à problemática apresentada. A pressão exercida pelo contexto moderno e o crescente uso de medicações para maior desempenho, são grandes protagonistas no aumento de malezas como ansiedade e depressão. É preciso criar medidas para combater, por meio de leis e conscientização, não apenas o uso indiscriminado dos recursos da medicina produtiva, como também, enfrentar todo contexto social que corrobora essa prática. Somente assim, a competição inerente à natureza humana continuará sendo causa de sua evolução, sem isso, o que outrora permitiu o desenvolvimento da sociedade, constituirá motivo de sua ruína.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
920
pontos
Desbloquear

    No geral, a redação está bem escrita e articulada. No entanto, há alguns erros que precisam ser corrigidos.

    Em relação à Competência 1, há um erro de concordância no trecho "o impulsiona deste os tempos primitivos", onde o correto seria "o impulsiona desde os tempos primitivos". Além disso, na frase "Na saída para atingir as metas sobre humanas", o correto seria "sobrehumanas".

    Quanto à Competência 5, a proposta de intervenção está presente, mas poderia ser mais detalhada. O texto menciona a criação de medidas para combater o uso indiscriminado de medicamentos e o contexto social que corrobora essa prática, mas não especifica quais seriam essas medidas. Além disso, os agentes dessa ação não são claramente identificados.

    Para melhorar, sugere-se corrigir os erros gramaticais e elaborar uma proposta de intervenção mais detalhada, especificando quem são os agentes responsáveis pela ação, quais seriam as medidas a serem tomadas e como isso poderia ser feito. Além disso, seria interessante incluir mais detalhes sobre os impactos do uso de nootrópicos na saúde e na qualidade de vida das pessoas.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Segundo o Art 205 " A Educação é um direito d[…]

A Constituição Federal de 1988, assegura, em seu a[…]

Uma perspectiva que muitos olham e poucos acolhem […]

Redação ENEM 2024

Na obra literária, “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.