Entre os desafios causados por essa ação ; substituição de livros por sites com respostas prontas, visitação á redes sociais em momento de aula e entendimento raso sobre a matéria. Prejudicando os resultados nas provas.
Além disso, os professores não têm verdadeiro controle do que esses alunos estão fazendo nas telas, nem a gestão escolar de como são respondidas as atividades planejadas online pelos educadores.
Diante desses desafios, é dever do MEC, juntamente com os professores, elaborar palestras que preguem a importância de usar o celular na sala de aula de forma consciente, com preferência a estudar por livros e sites confiáveis.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Principais erros: norma padrão com vírgulas, travessias de ideia e termos incorretos: “No Brasil cada vez cresce” → “No Brasil, cada vez mais cresce”; “lei de proibido dos celulares” → “lei que proíbe/lei de proibição”; uso inadequado dePontuação “;” em lugar de “:”; “visitação á redes” → “visitação às redes”; “preguem” deve concordar com sujeito; “com preferência a estudar” → “com preferência por estudar”. Sugestões: reescrever a introdução com uma frase de efeito, usar conectivos simples: “Primeiramente, … Além disso, … Por fim, …”. Proposta de intervenção: manter MEC e docentes como agentes, indicar ações (palestras, capacitação, regras de uso) e meios (campanhas, manuais, cartilhas) e finalidade explícita de mediação pedagógica e respeito aos direitos. Ex.: “Agente: MEC e redes escolares; Ação: promover capacitação docente; Meio: campanhas e manuais; Finalidade: uso consciente do celular.”
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.