Em princípio, observa-se que cada vez mais as crianças são expostas a tecnologias muito novas. No livro A Sociedade do Cansaço, de Byung Chu Han, o autor critica o esgotamento mental causado pelo excesso de estímulos digitais, consoante tal afirmação, uma vez que o cérebro infantil não está preparado para a enxurrada de informações, qualquer gatilho pode prejudicar o desenvolvimento raciocínio deles, o que pode ser notado na geração atual. Na medida em que as telas passam a fazer parte da rotina das famílias brasileiras, acabam atrasando não apenas o progresso do grupo juvenil, mas também todos ao seu redor, pois ficam mais dependentes de ajuda em atividades do dia a dia.
Vale salientar que os adultos também saem prejudicados, a partir do momento em que deixam de lado as interações sociais para dedicar seu tempo ao mundo digital. Na obra cinematográfica Wall-E, mostra-se um futuro onde os humanos se tornam dependentes de telas, perdendo contato com o mundo real, premissa que dialoga com o cenário atual, tornando-se indispensável a análise detalhada dos fatores influentes e como resolver tal problema, visto que a sociedade não irá evoluir se continuar perdendo seu tempo de qualidade com algo tão superficial quanto as interações digitais.
Diante do exposto, revela-se indispensável a intervir sobre o uso excessivo de telas no Brasil. É preciso que o Ministério da Educação, junto ao Ministério da Saúde, crie campanhas educativas a fim de conscientizar a família, jovens e crianças sobre a consequência da dependência digital. Em síntese, espera-se a redução gradual da problemática analisada.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Principais erros: (C1) falhas de norma padrão: concordância (“desenvolvimento raciocínio deles” → “desenvolvimento do raciocínio”), vírgulas e expressão inadequada (“acepção”, uso de “consoante tal afirmação” pouco claro). Sugestão: revisar com: “o cérebro infantil não está preparado para a enxurrada de informações; qualquer gatilho pode prejudicar o desenvolvimento do raciocínio.” (C2/C3) falas de fontes sem contextualização suficiente e desenvolvimento às vezes vago. Reforce a defesa com dados/consequências e conecte ideias entre parágrafos. (C4) conectivos às vezes pobres (“Na medida em que”, “Diante do exposto” repetidos); use transições mais claras: “Além disso”, “Por outro lado”, “Assim”. (C5) intervenção parcialmente detalhada; é possível ampliar com atuação específica, meios de implementação e metas: ex.: agente: governos e escolas; ação: campanhas educativas; meio: ações em redes e escolas; finalidade: reduzir uso excessivo entre crianças com prazos de avaliação. Ex.: “O Ministério da Educação, em parceria com as redes públicas, implemente programas de alfabetização digital nas escolas, com metas de redução de 20% do uso não educativo em 12 meses.”
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.