Diante desse cenário, é crucial apontar que a lacuna educacional é o principal fator catalisador da desinformação midiática.
Sobre isso, segundo o sociólogo, Manuel Castells, a informação é uma força central na sociedade contemporânea, de modo que a falta dela pode resultar exclusão social e marginalização,dessa forma, com tantas "fake news" e matérias distorcidas nas mídias o povo brasileiro não sabe mais o que condiz com a verdade,e com isso o país só regride e a população tende a ficar ignorante. Assim, a persistência dessa postura negligente atrapalha a resolução do impasse e, por consequência, compromete o bem-estar dos cidadãos.
Por conseguinte, vale enxergar como a omissão estatal intensifica a luta ao desconhecimento.
Desse modo, "muita informação não significa sabedoria" disse o sociólogo Zygmunt Bauman sobre a diferença ter acesso a uma grande quantidade de informações e realmente possuir conhecimento, consoante a isso, mesmo que hoje em dia tenhamos muitas fontes e referências, não
comprova inteligência. Logo, é clara a necessidade de intermediação da adversidade apresentada.
É imprescindível, portanto, reverter o quadro atual. A fim de que o Estado, órgão responsável de políticas publicas, segurança e justiça do país melhorar a falta do ensino.O governo tem como obrigação implementar programas de averiguação de cada fonte pra aprovar se é verdadeiro ou não. Essa medida sera efetivada por meio de redes socias como Facebook, Instagram, Tiktok, Google. Feito isso será possivel atenuar à desinformação mídia e, certamente alcançar uma nação próspera.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Para melhorar a redação, sugiro reescrever trechos como "a fim de que o Estado... melhorar a falta do ensino" para "a fim de que o Estado melhore o ensino". Além disso, considere dividir algumas sentenças longas em partes menores para facilitar a compreensão. Por exemplo, ao invés da frase longa sobre Zygmunt Bauman, você pode simplificá-la dizendo "Zygmunt Bauman afirma que ter acesso à informação não garante sabedoria". Para fortalecer sua proposta interventiva na Competência 5, detalhe quem será responsável pela implementação dos programas propostos e como isso será feito na prática.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.