A princípio, é válido destacar a falta de conscientização da população para o alívio da agricultura familiar no Brasil. Nessa perspectiva, segundo o sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, em sua obra "Instituições zumbi", apresenta uma civilização onde a população observa os problemas da sociedade e apenas ignoram. A partir disso, tal problemática se destaca atualmente pela falta de financiamento adequado entre as grandes famílias, pois pela ausência de ajudantes, como o estado ou até mesmo familiares, muitas vezes eles não conseguem investir em tecnologias e equipamentos que possam melhorar a produtividade e a qualidade do produto. Nesse sentido, a falta de conscientização da população contribui com os desafios para a garantia da igualdade racial no Brasil. Logo é inaceitável a permanência de tal inconformidade.
Outrossim, é de extrema importância destacar a negligência estatal diante de tal desafio. Segundo o PIB (Produto Interno Bruto), no nordeste do país, 72% dos agricultores familiares não geram lucro suficiente, pela falta de recursos do governo para elevar a mão de obra familiar acima da linha da pobreza. Nesse sentido, observa-se que a superioridade não se faz presente para a melhora dos lucros, onde a grande maioria dos agricultores sofrem com altas horas de trabalho e baixa recompensa no lucro final do expediente. Diante dessa realidade, é notório que a negligência estatal acrescenta em tal problemática.
Portanto, faz-se necessário o fim dos obstáculos para a mitigação dos desafios sistêmicos enfrentados pela agricultura familiar no Brasil. Logo, o estado, deve criar e promover campanhas com o intuito de acabar com a falta de conscientização com a agricultura familiar, por meio de publicações nas redes midiáticas promovendo a visibilidade dos seus direitos e igualdade na sociedade, como o direito do bom investimento em máquinas para o trabalho na área rural. Ademais, o Governo, deve propor uma regulamentação para remunerar tais pessoas que enfrentam os desafios da agricultura familiar, com ajuda de um profissional, por meio da realização de verbas, visando com o fim dos problemas . Dessa forma, haverá o fim dos obstáculos para a mitigação dos desafios sistêmicos enfrentados pela agricultura familiar no Brasil, trazendo a obra "Utopia" para a realidade brasileira.
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.