A lei N° 10.639/03 obriga o ensino da história e cultura afro brasileira, nas escolas de ensino fundamental e médio, porém nem todos os professores conhecem essa lei e nem todos que conhecem a aplicam, ao analisarmos que muitos jovens não têm o mínimo de conhecimento sobre a herança africana.
A lei N°12.288/10 institui o Estatuto da Igualdade racial, tendo por objetivo garantir a igualdade de oportunidades e combater a descriminação, mesmo que a escravidão tenha sido encerrada a anos atrás, se analisarmos a situação atual pode- se ver que ainda a muito preconceito e perseguição com pessoas de pele escura, podendo afirmar que negros ainda não possuem as mesmas oportunidades que um branco.
Portanto é necessário que todos tenham acesso e conhecimento sobre as leis citadas a cima, e que a justiça brasileira seja muito mais rígida em relação ao ódio racial e que as penas de prisão sejam maiores sobre qualquer comentário ou ataque racista. Com isso o Brasil se tornará um país que garante ampla defesa dos direitos fundamentais de seus cidadãos.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros gramaticais incluem "condomblés" (correto seria "candomblés"), "descriminação" (o correto é "discriminação") e uso inadequado de conectivos, como em “a cima” que deveria ser “acima”. A estrutura argumentativa pode ser melhorada ao integrar mais exemplos concretos. Na proposta de intervenção, detalhar o agente responsável pela aplicação das leis aumentaria a clareza. Sugiro reescrever para corrigir erros e melhorar a coesão textual.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.