Por nauaC
Tempo de Registro Quantidade de postagens
Segundo Aristóteles, “a natureza não faz nada em vão”, assim, pôde-se acreditar que esta frase contextualiza os biomas brasileiros em situação de emergência no contexto contemporâneo. Além disso, vale pontuar que o mau hábito de não cuidar do meio ambiente se tornou uma triste realidade na sociedade brasileira. Prova disso são as grandes queimadas nas florestas, e isso acontece pela ausência de ações do Estado para auxiliar o conhecimento dos cidadãos brasileiros sobre como cuidar e preservar o ambiente adequadamente. É inadmissível que este pernicioso cenário continue a acontecer.
Primordialmente, é crucial apontar que as queimadas nas florestas derivam da precária atuação dos setores governamentais, no que atribui na criação de mecanismos que combatam tal impasse. De acordo com dados do Sistema de Alerta de Desmatamento entre julho de 2018 e 2019, a taxa dessa perigosa ação aumentou 66%. Nesse sentindo, apenas é exposto que os biomas brasileiros estão sim em situação de emergência.
Outrossim, se faz de suma importância ressaltar que a falta de atitude do Poder Público enaltece a escassez de interesse e conhecimento das pessoas brasileiras. Conforme a frase de Kant “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Partindo desse pressuposto, nota-se que ele está certo, já que pouco se vê a temática biomas no dia a dia da sociedade, o que caracteriza ainda mais as perdas dos biomas.
Depreende-se, portanto, a importância de combater esta problemática constante no cotidiano. Para isso, necessita-se, urgentemente, que o Estado juntamente ao Ministério da Educação direcione verbas para as Escolas públicas e privadas por intermédio de patrocínios, será revertido em propagandas e palestras nos ambientes escolares, conscientizando em específico os jovens, através de profissionais da biologia. Desse modo, finalmente existirá uma população conscientizada e preparada para combater os biomas brasileiros em situação de emergência no contexto contemporâneo.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Por Higorvaz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
Olá, @nauaC!

Vou dar uma breve resolução dos erros que eu peguei aqui no seu texto :mrgreen:. Convém lembrar, também, que eu não sou profissional, ou seja, estou sujeito a erros, e sugiro que me dê um feedback para que nós consigamos evoluir juntos!

Na sua Introdução, achei que o seu repertório sociocultural ficou, de certa maneira, subtendido. Estou dizendo isso, pois, observe a frase que você cita de Aristóteles:

"a natureza não faz nada em vão"

Entretanto, como isso se relaciona com a sua problematização do tema? Sim, nós, corretores, sabemos que você está querendo fazer uma relação entre Causa (o homem destruir os biomas) e Consequências (a natureza "revidar" com desastres naturais). Porém, você precisa explicitar isso no seu texto, o corretor não pode ler sua mente! :mrgreen:

Falando, agora, sobre suas teses, sugeriria que você deixasse eles de uma forma mais entendível, se é que você me entende. Pra mim, sua tese está única, isto é, a falta de ações do Estado para auxiliar no conhecimento da população sobre como cuidar e preservar o meio ambiente
parece uma tese só, não duas. Por isso, separe suas teses adequadamente se a sua intenção é usar 2 parágrafos para 2 teses.

Sobre gramática, "pode-se", não "pôde-se".

No seu Desenvolvimento 1, sua argumentação está muito superficial — ou seja, você não desdobra todas as suas ideias corretamente, o que deixa Lacunas Argumentativas. Você diz que o Governo é culpado, pois não resolve/tenta resolver os impasses ambientais — queimadas florestais, desmamento, etc. Entretando, como isso acontece? O que isso causa? As consequências? Você deixou essa parte em branco, ai que estão as lacunas!

Ademais, por isso, seu repertório sociocultural esta improdutivo, pois ele está apenas expondo fatos que não contribuem para a sustentabilidade do seu argumento.

Por mais que você tenha cometido alguns deslizes, gostei do fechamento retomando a tese! Isso só reforça sua argumentação! :mrgreen:

No Desenvolvimento 2, está muito mais superficial. Você, no início do parágrafo, não consegue dizer o que vai argumentar. (1 lacuna)

No próximo período de argumentação, você usa de um repertório com o intuito de relacionar a falta de educação do cidadão e o detrimento do espaço natural, entretanto, você não relaciona ele diretamente com o período acima, nem com a explicação de baixo, o que torna ele muito "vago" e, portanto, improdutivo.

No último período, você deveria retomar a tese, mas fez uma exposição — dizer que ausência de educação afeta o meio ambiente negativamente, por causa das ações humanas. Mas, como isso acontece? Como isso é relevante para a ausência educativa na sua tese? Você precisa explicar isso devidamente! :mrgreen:

Na sua PI, todos os 5 itens estão completos, parabéns! :mrgreen: :mrgreen:

Bom, como Considerações Finais, irei sinalizar erros gramáticos (estou sem tempo pra pegar um por um, desculpa :cry:), mas aconselho que, principalmente, você melhore a argumentação: procure aprender a Lógica Argumentativa, que é o pilar do texto dissertativo-argumentativo! Bons Estudos e Até Mais! :mrgreen:
0
Por nauaC
Tempo de Registro Quantidade de postagens
@Higorvaz, Olá higor, muito obrigado pela correção, tentei não cometer os mesmos erros sobre lacunas argumentativas, mas não consegui 🤕🥲, mas vou continuar treinando, espero melhorar, vou colocar em prática suas dicas, ótimo dia!
0
Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
bom, eu estou de acordo com a correção do Higor, fico a disposição para corrigir sua próxima redação, é só marcar ! :)
0

Segundo o Art 205 " A Educação é um direito d[…]

A Constituição Federal de 1988, assegura, em seu a[…]

Uma perspectiva que muitos olham e poucos acolhem […]

Redação ENEM 2024

Na obra literária, “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.