O período da colonização no Brasil foi de suma importância, entretanto, teve alguns Marcos negativos, tal como a exploração e extermínio dos povos indígenas, tendo como objetivo civilizar e converter esses povos é perceptível o racismo e como essa comunidade era retratada como inferiores por serem negros e serem uma cultura diferente do que era padrão naquela época. Infelizmente, esse pensamento de inferioridade ainda existe em relação aos indígenas, persistindo com a desigualdade.
A desigualdade social se faz presente em nossa sociedade nos povos indígenas não é diferente, onde estão submetidos a múltiplas violências, falta de acesso a direitos básicos, excessiva exploração de recursos naturais. O conselho indigenista missionário (c e m) aponta o aumento significativo e contínuo das violências aos povos originários excessiva exploração de recursos naturais. O conselho indigenista missionário (c e m) aponta o aumento significativo e contínuo das violências aos povos originários o estado contribui com a negligência e a omissão em relação à demarcação das terras indígena o estado contribui com a negligência e a omissão em relação à demarcação das terras indígenas
Logo, é crucial colocar em prática a conscientização de que os indígenas não são inferiores e é imprescindível que esses povos tenham acesso à cultura, voz e direitos de escolha, portanto o governo deveria intervir e garantir que a agricultura e a pecuária avance para essas terras e essa seria a maneira de amenizar essa situação pois os indígenas têm direitos e não devem ser violados por ninguém.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
- Competência 1: Há erros de concordância ("a agricultura e a pecuária avance"), repetição de palavras, problemas de pontuação e o uso incorreto de maiúsculas/minúsculas (ex.: "legião urbana", "conselho indigenista missionário").
- Competência 2: O tema foi abordado, mas faltou aprofundamento na discussão dos conflitos de demarcação de terras.
- Competência 3: O texto traz ideias repetidas e apresenta problemas de organização que prejudicam a defesa do ponto de vista.
- Competência 4: Uso inadequado de conectivos e repetição de ideias. Por exemplo, a repetição do termo "excessiva exploração".
- Competência 5: A proposta carece de detalhamento. Por exemplo, explique como a intervenção do governo será feita e quem será responsável por garantir os direitos dos indígenas.
Sugestões de melhoria incluem uso adequado de maiúsculas, apostrofação e reestruturação de partes do texto, como: "o governo deve criar políticas para proteger o território indígena contra a invasão agrícola, garantindo fiscalizações eficazes."
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.