Nessa perspctiva, constata-se a banalização da sociedade com uma das causas dos desafios para valorização africana no País. Nesse contexto, a filosofa Hannah Arendt criou a expressão "Banalidade do Mal", a qual diz respeito ao fato de que as pessoas estão normalizando as mazelas sociais, de modo a torna-las banais. Nessa ótica, tal teoria é constada no contexto brasileiro, uma vez que parte da população esquece os desafios para a valorização africana, o que acarreta na desvalorição cultura africana no Brasil. Dessa forma, devido a normalização desse impasse, a problemática é agravada no meio social.
Ademais, a carência de discussões acerca do esquecimento da herança africana no Brasil é um dos motivadores do impasse. Nesse sentido, segundo o sociólogo Karl Marx em sua teoria do "Silenciamento dos discursos", alguns temas são omitidos a fim de se ocultar as mazelas sociais. Sob essa perspctiva, na sociedade brasileira contemporânea, a visão do autor pode ser aplicado quanto ao esquecimento da herança africana, porquanto o assunto é pouco debatido no âmbito midiático, o que acarreta na manutenção do problema no País e no esquecimento da cultura africana. Desse modo, devido a carência de vissibilidade dada à questão, a problemática se mantem no Brasil.
Portanto, faz-se necessário ações para conter os desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Para tanto, Governo federal cuja função é manter a harmonia social, por meio do Ministério da Cidadania, deve fazer programas sociais com intuito de conscientizar a sociedade brasileira sobre os desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Feito isso, a realidade destoará da obra de Gilbert Dimenstein.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
A redação apresenta erros gramaticais, como "crítica" em vez de "critica", e "desvalorição" em vez de "desvalorização". Corrigindo, ficaria assim: 'O jornalista Gilbert Dimenstein critica o sistema...'. Na Competência 4, a coesão pode ser melhorada conectando melhor os parágrafos. Por exemplo, use conectivos como 'além disso' para ligar ideias. A proposta de intervenção menciona todos os elementos necessários mas carece de detalhamento; poderia especificar mais sobre como conscientizar a sociedade.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.