Inicialmente é importante ressaltar as diversas formas de discriminação, que pode ser realizada por ação ou omissão, desde atitudes até a falta de ambientes acessíveis. Como afirma a arquiteta Thaís Frota que se um ambiente não é acessível a todos, é um local deficiente. Logo essas práticas excludentes causam diversas dificuldades na inclusão.
Outrossim, a Lei Brasileira de Inclusão garante oportunidades iguais. Porém isso não tem acontecido, nota-se a escassez dos recursos necessários, como por exemplo, o desenho universal e as adaptações razoáveis, afetando inclusive na liberdade de ir e vir, garantida na Carta Magna.
Portanto, ao considerar isso, algumas medidas se tornam essenciais. Cabe ao Estado, velar pelo cumprimento das leis, investir mais na acessibilidade, criando formas de conscientizar a população sobre a importância de instaurar lugares que possam minimizar as desigualdades, tornando a sociedade mais justa.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Na Competência 1, há erros como "afirmar que" em vez de "afirma que", e falta de vírgula após "como por exemplo". Sugiro revisar a concordância verbal e o uso correto de pontuação. Na Competência 3, faltou aprofundar mais os argumentos, como explicar melhor o conceito de "desenho universal". Na Competência 4, a coesão pode ser melhorada com conectivos como “além disso” entre parágrafos. A proposta na Competência 5 carece do detalhamento da ação ou meio.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.