Em primeiro plano, é notável a falta de medidas governamentais na resolução da questão, uma vez que o número de pessoas com deficiência desempregadas ainda é exorbitante, segundo o pensador Thomas Hobbies e dever do estado garantir os serviços necessários para o bem da população. Nesse sentido, é notável que apesar do governo possuir poder suficiente para reverter esse cenário, eles não têm como foco principal esse grupo de pessoas, o que acaba gerando um estigma associado às pessoas PCD, de que não podem ou não querem se inserir no mercado de trabalho.
Ademais, é impossível não ressaltar que o preconceito estrutural é um dos grandes causadores do problema, uma vez que esse preconceito herdado por gerações ainda atinge vários grupos sociais. Segundo o pensador Voltaire, “O preconceito é a opinião sem conhecimento”. Sob esse prisma filosófico, essa forma alienada de ver pessoas com deficiência como incapazes e diferentes só germina ainda mais o ódio no mundo é afeta ainda mais esse grupo já tão marginalizado, gerando muitas das vezes doenças psicológicas como a depressão.
Portanto, torna-se essencial a criação de políticas públicas eficazes, logo cabe ao governo federal — responsável por executar as leis— a criação de novas vagas de empregos que tenham como público alvo pessoas PCD por meio do sindicato dos trabalhadores, com a finalidade de garantir a todos direitos dignos.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Principais problemas: (C1) erros de norma e fontes inadequadas: “Hobbies”/“Voltaire” citados como pensadores; inconsistência de reforço gramatical e pontuação. Sugestão: revisar nomes, concordância, pontuação e evitar generalizações; exemplo: “segundo Hobbes/… sustentam”; (C2-C3) tema proposto apenas parcialmente desenvolvido com uso de referências pouco consistentes; organize introdução, desenvolvimento (com argumentos) e conclusão. (C4) use conectivos mais claros: ademais, além disso, por isso, portanto. (C5) intervenção: detalhar agente, ação, meio e finalidade: por exemplo, governo federal promove: capacitação (ação), via instituições públicas/coletivas (meio), com metas de inclusão (finalidade).
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.