De acordo com Dijanira Ribeiro, o primeiro passo para resolver uma situação é retirá-la do oculto e levá-la para o público, ou seja, para o visível. Dessa forma, os desafios que as pessoas PCD enfrentam deveriam ser mais observados e explorados, tirando-os do oculto, seja por meio de mais oportunidades de emprego, pois, apesar de as cotas serem uma ajuda, ainda vai existir falta de oportunidades e até indiferenças nos meios de trabalho.
Outrossim, vale ressaltar como a presença das cotas leva o poder público a pensar que já faz o suficiente pelas pessoas com deficiência, o que é totalmente equivocado, pois não são apenas as cotas que vão contribuir para uma melhor qualidade de vida ou até mesmo maiores oportunidades de trabalho, mas sim ações e projetos públicos para que isso possa ser algo vigente e firme, para que realmente aconteça.
Sendo assim, o governo não deveria tratar como se as cotas já fossem suficientes para as pessoas com qualquer deficiência, mas sim analisar com maior amplitude os desafios que elas enfrentam diariamente. Assim, conseguimos enxergar, do ponto de vista delas, seus desafios, seja procurando pessoas com deficiência e perguntando para elas o que sentem como a maior dificuldade para o ingresso no mercado de trabalho e, assim, conseguindo resolver esse problema. O governo poderia se alinhar com a Secretaria da Educação, proporcionando uma melhor qualidade de ensino para as pessoas que não puderam tê-la e, assim, elas conseguirem ingressar da melhor maneira no mercado de trabalho.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Na Competência 1, há alguns erros como "indiferenças" em vez de "indiferença" e a expressão "além das cotas serem uma ajuda". Sugiro reescrever para "embora as cotas ajudem". Na Competência 3, faltou aprofundar a argumentação sobre os desafios enfrentados. Use dados ou exemplos concretos. A redação apresentou coesão, mas pode melhorar na transição entre ideias. Na Competência 5, faltou detalhamento da proposta; sugira meios específicos para a ação do governo e Secretaria da Educação.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.