Nesse contexto, a repetição de crime dos ex-detentos é um problema pois gera insegurança pública e pode afetar na ressocialização dos presos. Nesse viés, o encerramento desse problema é fundamental, porque também causa a erosão da confiança do sistema prisional. Por isso, vale mencionar que, de acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), cerca de 25% dos ex-condenados volta a ser condenado por um crime em menos de 5 anos, sendo que a maioria é adultos sem carteira de trabalho. Logo, a falta de acolhimento dos ex-detentos pode estar ligada à reincidência criminal.
Outrossim, vale mencionar que as prisões podem causar a mudança de estilo de vida dos detentos para pior, já que prisioneiros que não eram violentos podem sair da prisão com atitudes violentas. A partir disso, vale ressaltar o personagem Tobias Beecher na série americana “OZ”, em que, ao longo da trama, sofre mudanças comportamentais devido à violência que ele sofria. De maneira semelhante, observa-se que, no contexto brasileiro atual, o sistema prisional tem contribuído para a deterioração comportamental de muitos detentos.
Portanto, fica clara a necessidade de promover a ressocialização dos presos no Brasil. Para tanto, o Ministério da Justiça, em parceria com o Ministério da Educação, deve promover a reintegração dos detentos à sociedade, por meio de programas educacionais desenvolvidos em colaboração com ONGs e o governo. Essas ações devem incluir a oferta de cursos profissionalizantes e programas de educação formal dentro das prisões, com o objetivo de preparar os detentos para uma vida longe da criminalidade e de reduzir a violência nas instituições prisionais.
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.