Avatar do usuário
Por JLoot
Quantidade de postagens Doações
#135337
No livro estadunidense “Orange Is The New Black”, que significa “Laranja É O Novo Preto”, a autora Piper Kerman narra sua vida em uma prisão feminina e suas dificuldades de ressocializar após sua saída. No contexto brasileiro, a ressocialização dos presos é um tema que merece relevância. Por isso, é essencial analisar a reincidência criminal e como o ambiente prisional pode negativamente mudar o comportamento dos prisioneiros.

Nesse contexto, a repetição de crime dos ex-detentos é um problema pois gera insegurança pública e pode afetar na ressocialização dos presos. Nesse viés, o encerramento desse problema é fundamental, porque também causa a erosão da confiança do sistema prisional. Por isso, vale mencionar que, de acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), cerca de 25% dos ex-condenados volta a ser condenado por um crime em menos de 5 anos, sendo que a maioria é adultos sem carteira de trabalho. Logo, a falta de acolhimento dos ex-detentos pode estar ligada à reincidência criminal.

Outrossim, vale mencionar que as prisões podem causar a mudança de estilo de vida dos detentos para pior, já que prisioneiros que não eram violentos podem sair da prisão com atitudes violentas. A partir disso, vale ressaltar o personagem Tobias Beecher na série americana “OZ”, em que, ao longo da trama, sofre mudanças comportamentais devido à violência que ele sofria. De maneira semelhante, observa-se que, no contexto brasileiro atual, o sistema prisional tem contribuído para a deterioração comportamental de muitos detentos.

Portanto, fica clara a necessidade de promover a ressocialização dos presos no Brasil. Para tanto, o Ministério da Justiça, em parceria com o Ministério da Educação, deve promover a reintegração dos detentos à sociedade, por meio de programas educacionais desenvolvidos em colaboração com ONGs e o governo. Essas ações devem incluir a oferta de cursos profissionalizantes e programas de educação formal dentro das prisões, com o objetivo de preparar os detentos para uma vida longe da criminalidade e de reduzir a violência nas instituições prisionais.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
920
pontos
Pontuar
  1. C1 Norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 Seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 Construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#135345
C1 - 200. Excelente gramática. Encontrei, somente, um desvio.
-Ao trazer uma entidade, a sigla não sobressai o nome inteiro. Correto: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

C2 - 160. Acho que seus repertórios, embora legítimos e pertinentes, não são, suficientemente, produtivos. Para um repertório ser produtivo, é preciso haver uma estrutura frasal que o conecte com alguma ideia porvindoura. Nesse texto, as relações são insuficientes, havendo, somente, a utilização de coesivos, e não de orações completas, para fazer essa conexão.

C3 - 160. Creio que o seu foco argumentativo destoou um pouco do tema. Você bate mais nas vertentes associadas à ressocialização, como a repetição de crimes e a mudança estilística, do que na ressocialização em si. Isso dá, até mesmo, a ideia de que a ressocialização deveria ser evitada, tendo em vista as críticas ao comportamento dos detentos, o que, tematicamente, não é preciso.

C4 - 200. Não encontrei falhas no que diz respeito à coesão.

C5 - 200. Proposta completa.

Nota final: 920. Parabéns!
2
A exclusão digital no Brasil

De acordo com O Marco Civil da Internet instituído[…]

Eiii! Gostei que você escolheu um tema super atual[…]

Eiii! Adorei sua escolha de tema e como você relac[…]

Eiii! Notei que você se empenhou em abordar um tem[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.