De início é imprescindível destacar a grande influência das redes sociais no aumento de casos de ansiedade e depressão entre os adolescentes, isso ocorre pelo fato de que tudo nas telas são facilmente modificadas e manipuladas, trazendo aos telespectadores, em grande maioria, a visão de que tudo é perfeito, desde o modo de viver a aparências padronizadas e irreais. Dessa forma, causando entre eles, sentimentos ansiosos tanto pela frustração de não vivenciarem esse modelo de vida distante, quanto pela comparação de não estarem inseridos nos "padrões" impostos pelas redes sociais.
Além disso, é de necessidade citar a falta de acesso a acompanhamentos psicológicos e em como tem afetado ainda mais os jovens em ambientes acadêmicos, onde os mesmos se sentem incapazes e desmotivados pela ansiedade, e por isso urgem ajuda psicológica, essa na qual ainda há uma significativa carência resultado de pouca importância que a sociedade atribui à saúde mental.
Portanto, para reverter a situação encontrada, o estado deve por meio do ministério da saúde juntamente com a secretaria de educação criar uma agenda específica para ampliar as políticas públicas, educacionais e de saúde, através de uma lista de ações, garantindo auxílio psicológico e assistentes sociais em escolas públicas. Tal ação pode ainda conter campanhas midiáticas em prol de promover o diálogo e combater o estigma em torno do sofrimento psicológico. Dessa forma será possível vislumbrar uma realidade menos cruel.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros principais: (Comp.1) orthografia e concordâncias: “Alice nos pais” (corrigir para “Alice no País”), uso indevido de maiúscula após dois-pontos em “Os desafios”; concordância em “telas são” (ficaria “telas é”); frases confusas como “essa na qual ainda”; (Comp.2) organização do tema: introdução abrupta e conclusão pouco clara; referências indiretas sem aprofundamento (p. ex., ligação entre Alice e saúde mental). (Comp.3) seleção de dados é razoável, mas faltam dados estatísticos/estudos. (Comp.4) conectivos presentes, porém a progressão pode melhorar com encadeamentos mais suaves. (Comp.5) intervenção com todos os elementos; detalhar ações práticas (cronograma, atores específicos, recursos) ajuda. Sugestões: reescrever: “Alice no País das Maravilhas simboliza ansiedade contemporânea; redirecionar o foco para as políticas públicas de saúde mental no Brasil …” Proposta: Ministério da Saúde e Secretaria de Educação devem, em parceria, implementar um programa de atendimento psicológico nas escolas com metas mensuráveis (ex.: X profissionais em Y escolas até Z data), campanhas de desestigmatização e avaliação de impacto.
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.