Saramago descreve uma cidade fictícia na qual, aos poucos, as pessoas vão ficando cegas. Na trama, o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo, em que os individuos se preocupam cada vez menos com o bem-estar coletivo. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que a obra exemplifica a realidade vivenciada no país, uma vez que o os desafios de reduzir as desigualdades entre as regioes do brasil representa um problema que não recebe a devida atenção no território nacional. Nesse contexto, deve-se analisar como a negligência estatal e a falta de renda onde comcetram maior da produçao de renda, enquanto norte e nordeste tem maior nivel de pobreza, desenvolvimento humano e acesso a serviços basicos impulsionam tal problemática, com o intuito de solucioná-la.
Além disso, é fundamental pontuar que o problema deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que afeta à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, o governo fecha seus olhos para essa populaçao, causando abandonamento para essa regioes, onde sao afetados a sua qualdade de vida. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Outrossim, é igualmente preciso apontar a desigualdade social como outro fator que contribui para a manutenção dos problemas causados as regioes mais afetadas . Posto isso, de acordo com a G1 O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, com uma alta concentração de renda. O 1% mais rico da população detém 28,3% da renda total. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado - em sua função de promotor do bem-estar social - é importante criar politicas publicas, mediante a açoes e programas governamentais. Tal ação terá como finalidade atender as necessidades da sociedade como um todo. Assim, à luz da perspectiva de Saramago, poderão mitigar a cegueira moral que permeia essa questão.
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.