Avatar do usuário
Por JLoot
Tempo de Registro Quantidade de postagens Doações
#160434
O livro de Andréa Pachá “Velhos São os Outros” explora diversos temas relacionados à terceira idade por meio de relatos de idosos que enfrentam desafios, entre eles, a dificuldade relacionada à saúde pública devido à demora e burocracia no atendimento. Sob essa ótica, os desafios do acesso da terceira idade à saúde pública no Brasil constituem um tema relevante para o fortalecimento da ética e respeito, visto que o País ainda enfrenta barreiras de desvalorização da velhice. Dessa forma, é necessário discutir a infraestrutura inadequada e falta de profissionais especializados.

Diante desse quadro, hospitais e postos de saúde muitas vezes não oferecem acessibilidade física, como rampas e banheiros adaptados. Nesse viés, esse problema pode causar afastamento de idosos nos hospitais públicos e sentimento de exclusão. Nesse sentido, o curta humorístico “Falas de idade” criado pela Rede Globo abordou a falta de acessibilidade em locais públicos, como esse problema pode causar inutilidade e mostrou como reverter o problema. Assim, a ausência de acessibilidade em hospitais e postos de saúde não é apenas um problema físico, mas também um reflexo da negligência social e política com o envelhecimento populacional.

Além disso, a geriatria, ramo que estuda e trata doenças relacionadas ao envelhecimento, possui poucos profissionais enfermeiros e médicos. Nesse cenário, a série “Grace e Frankie” discutiu em um dos episódios a falta de médicos especializados na área da geriatria e como gerou um diagnóstico tardio de demência, pois havia apenas um doutor especialista na doença na comunidade. Dessa forma, a falta de acompanhamento contínuo leva ao agravamento de quadros que poderiam ser controlados na atenção básica. Logo, enquanto o país envelhece rapidamente, as políticas públicas ainda tratam a terceira idade como um problema invisível.

Portanto, é urgente a implementação de medidas que revertam esse cenário. O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, responsável por assegurar os direitos da terceira idade no Brasil, deve, por meio de mobilizações sociais, promover mais acessibilidade no ambiente hospitalar e formação. Tal ação, articulada com campanhas, ONGs e universidades, visa estimular o atendimento domiciliar e transporte acessível e criação de centros de referência em saúde do idoso, a fim de reduzir esse impasse. Assim, será possível evitar os problemas do acesso à saúde pública no Brasil.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
720
pontos
Pontuar
  1. C1 Norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 Seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 Construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

No contexto contemporâneo, a perspectiva do envelh[…]

A Constituição Brasileira de 1988, em seu artigo 6[…]

Desde 2023, quando foi aprovada lei que legitimou […]

A novela "Fina Estampa", produzida pela […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.