Sob esse viés, é importante destacar que a ausência de medidas governamentais é um fato preponderante para a ocorrência dessa problemática. Nesse sentido, como é retratado pelo filósofo John Locke, que ressalta o dever do Estado em garantir os direitos naturais dos cidadãos, pode-se notar que o poder público deve intervir para a diminuição do analfabetismo tecnológico. Por consequência dessa indiligência dos governantes corrobora uma ordem vigente que não atende as necessidades da população pobre, que é majoritária no país, e uma invisibilização acerca dos desafios do analfabetismo digital entre os brasileiros. Dessa maneira, é notório a necessidade de restaurar infraestruturas para possibilitar o acesso a educação digital na população com falta de renda, para a resolução desse cenário.
Ademais, é válido ressaltar que a lacuna no sistema da educação potencializa essa conjuntura. Nesse raciocínio, a música "A vida é desafio" do grupo Racionais, a qual critica a desigualdade no corpo social, em que abandonam a escola para adentrar no caminho do crime, por isso a gestão escolar deve redirecionar os estudos de maneira mais moderna, a fim de incentivar a permanência dos alunos nas escola. Nessa perspectiva, a carência de auxílio das escolas, para incentivar os alunos a continuar estudando e promover uma educação atualizada, dado que, se a sociedade se modernizou, a educação também deve se adequar às novas tecnologias. Logo, é imprescindível combater a falha educacional, visto que a mesma intensifica para o analfabetismo no Brasil.
Portanto, é irrefutável constatar que medidas são necessárias para corrigir o analfabetismo digital. Para isso o corpo governamental deverá criar projetos, como novas estruturas nas escolas e campanhas de informativas sobre a importância dos estudos em uma sociedade moderna, com o intuito de promover um ambiente mais propício a comunidade atual e na diminuição de analfabetos. Paralelamente, é dever do Ministério da educação, reestruturar as aulas, de forma que utilizem a tecnologia nos estudos, com o propósito de atribuir aulas mais dinâmicas para incentivar a permanência dos estudantes nas escola. Dessa maneira, o Artigo 6 da CF será efetivado, promovendo assim, uma sociedade mais igualitária em que todos possuem direito à educação.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta alguns erros gramaticais que podem ser corrigidos, como "a falta de infraestrutura por parte do governo e a falha educacional" (sugiro reescrever para "a falta de infraestrutura governamental e falhas no sistema educacional"). A argumentação poderia ser mais clara ao separar melhor as ideias em parágrafos. Por exemplo, a proposta de intervenção deve ter um agente claro (governo) e ações específicas (criação de projetos). Sugiro reestruturar frases longas e usar conectores para melhorar a fluidez entre os argumentos, como "Além disso" ou "Por outro lado".
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.