Em primeiro lugar, destaca-se que o preconceito é atribuído a indivíduos que não possuem uma formação necessária e mesmo assim iniciam um trabalho mal feito. No documentário/série americana "irmãos a obra", mostra dois irmãos consertando casas mal estruturadas ou com algum defeito. Ao transportar este inquérito à realidade brasileira é notável que no país verde e azul, a arquitetura hostil não é solucionada com reformas e sim, com deslizamentos, queimas e caimentos devido a má formação; gerando consequências graves a indivíduos de classe baixa.
Ademais, a negligência estatal tem sido um drama em discussão. "As capacidades são oportunidades que as pessoas têm de realizar funções essenciais da vida humana e o Estado tem o dever de assegurá-las". Com a frase de Nussbaum, fica evidente que parte deste empecílio é gerado pelo Estado que por sua vez, não proporciona uma educação a indivíduos desinformados, Por consequência, as casas são destruídas e famílias ficam sem moradia. Esse cenário leva os indivíduos a um desejo gerado pelo ilusório dever cumprido, que só se utiliza em época de eleição ou eventos maiores.
Por fim, fica claro que é fundamental o Estado cumprir seu dever em inserir estudos gratuitos em localidades públicas- juntamente com palestras conscientizacionais- de modo que acabe a ignorância social e diminua a quantidade de famílias sem moradia, garantindo uma sociedade preparada e cursada.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros principais: Gramática/ortografia (ex.: “Gande”; uso de vírgulas; “documentário/série” incorreto; aspas inadequadas; discordância de termos). Reescrita sugerida: “A arquitetura hostil é um problema estrutural de um Estado preconceituoso e de uma mentalidade social que, há gerações, não investe em educação.” Coesão: use conectivos consistentes e evite discursos soltos (“Ademais…”, “Por fim…”, mas com ligações mais claras). Intervenção: detalhar agente, ação, meio e finalidade de forma explícita, por exemplo: Estado implementa (ação) políticas públicas (meio) para (finalidade) reduzir arquitetura hostil, com metas mensuráveis.
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.