Primeiramente, necessita-se compreender como os tópicos favoritos do jornalismo são falados imoderadamente pelas matérias na televisão. De acordo com o filósofo Sócrates: "Saúde não é tudo, mas ele não é nada sem a mesma." Logo, pegando o contexto do grego com a problemática sobre os noticíarios, percebe-se que, no mundo contemporâneo, a Mídia é uma importante ferramenta de informação global que passa tudo o que acontece no mundo aos brasileiros. Sendo assim, entende-se que quando os assuntos dos noticiários são apresentados de maneira abusiva, acabam não apenas afetando a credibilidade da emisora, como também ofusca as oportunidades de protagonismo dos jovens jornalistas pelas suas ideias de novas reportagens.
Destaca-se, outrossim, o medo dos noticiários de tentarem fazer matérias sobre assuntos diferentes pela chance do público não gostar. Na obra "Estigma", do escritor Goffman, é discutida uma análise sociólogica sobre como ocorre a estigmatização daquilo que foge do padrão na sociedade. Logo, ligando a pesquisa do sociólogo ao fator da problemática, compreende-se que a Mídia não demonstra, com frequência, interesse em exibir notícias de tópicos novos ou fora da padronização, fazendo com que seja mais desafiador para os recém formados em jornalismo terem um protagonismo na área com reportagens inovadoras.
Após todo o contexto, para mitigar os desafios do protagonismo juvenil no jornalismo brasileiro serão necessárias mudanças, Faz-se mister a Mídia televisionada começar a adotar uma postura mais inclusiva e responsável junto as Universidades de Jornalismo para darem maior visíbilidade aos jovens recém formados com suas ideias inovadoras. Logo, para que isso ocorra, a face do jornalismo tem que estar focada em aplicar ótimas oportunidades e estágios aos que estão terminando o curso. Assim, os jornalistas mirins terão seu devido espaço no serviço e mostrarão à televisão brasileira suas matérias.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros: ligam redundância de ideias (frameado pouco firme), uso inadequado de citações (Sócrates, Estigma) e falhas de coesão; trechos como “potêncial”/“problemática”/“noticíarios” prejudicam a norma-padrão. Sugestões: revisar grafia (potencial, problemática, noticiários), evitar citações desconexas, usar conectivos (além de, contudo, portanto, assim) para manter a progressão. Intervenção: descreva agente, ação, meio e finalidade com mais detalhe, ex.: governos e mídias incentivando estágios remunerados em redações universitárias (agente) para ampliar espaços (finalidade) com ações concretas (meio: convênios de estágio, mentoria, prazos).
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.