Em primeira análise, é imprescindível destacar como a desvalorização social assume papel preocupante na questão. Nessa perspectiva, Caetano Veloso, em sua canção "Gente", aborda uma importante reflexão sobre a necessidade de reconhecer o valor humano em sua totalidade, criticando a conduta de indiferença da sociedade diante do sofrimento alheio, evidenciando como a falta de consideração da população pode afetar negativamente a vida de cidadãos vulneráveis, que são marginalizados e indiscriminados por possuírem costumes, crenças, classes sociais e aparência física diferentes, gerando uma grave intolerância discriminatória que pode provocar conflitos e fragmentos no convívio social.
Além disso, é válido ressaltar como a ausência de efetividade na educação ética é evidente no Brasil. De acordo com o filósofo grego Sócrates, a ignorância é a raiz da falta de virtude, uma vez que o indivíduo não conhece o bem e não é capaz de praticá-lo. Nesse sentido, há uma grave falha no sistema educacional brasileiro, pois há mais ênfase em estudos técnicos conteudistas do que em ensinos de princípios éticos e valores morais. Assim, visto que o indivíduo não tem acesso às referências de responsabilidades quanto à cidadania social, ele contribui inconscientemente para a propagação do individualismo na sociedade.
Portanto, cabe ao Estado o principal órgão responsável pelas transformações sociais, promover campanhas como "A discriminação que compromete a futura geração", em mídias digitais e comerciais televisivos que demonstrem como a perda de valores éticos compromete a convivência social. Além disso, os ambientes educacionais devem promover campanhas de conscientização aos seus alunos por meio de palestras e rodas de conversas, a fim de mitigar os impactos negativos causados pela ausência de ética no Brasil.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros de norma: “falta de cidadania é evidente” (sujeito) deve concordar: são evidentes. Coesão: uso adequado de conectivos, porém repetições desnecessárias e algumas frases longas podem dificultar a clareza. Sugestão: revisar: “a intolerância e a falta de cidadania são evidentes no país, gerando discriminação”; manter parágrafos claros com introdução, desenvolvimento e conclusão. Intervenção: inclua agente, ação, meio e finalidade com detalhes práticos (ex.: ações em escolas públicas, treinamentos de docentes, métricas de avaliação).
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.