Avatar do usuário
Por bruscre
Quantidade de postagens
#138304
A Constituição Federal promulgada em 1988, assegura os direitos e o bem-estar da população. Entretanto, quando se observa a deficiência de medidas na luta contra os desafios na garantia de segurança pública no Brasil, nota-se que esse preceito é constatado apenas na teoría. Dessa maneira, essa realidade se deve a negligência estatal e a lacuna educacional.

Primeramente, vale ressaltar que o descanso do Governo possui íntima relação com o revés. Acerca disso, o filósofo Thomas Hobbes, em "Leviatã", defende a obrigação do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso do corpo social. As autoridades, todavia, vão contra as ideias de Hobbes, uma vez que não possuem um papel ativo em relação á garantia de segurança pública no Brasil e, por consequência disso, dados divulgandos pelo site BBC Brasil, apontam que o Brasil gasta apenas 1,5% do PIB na segurança pública, o mesmo site mostra que o país tem a quarta maior população carcerária do mundo, com 622 mil detentos e apenas 371 mil vagas, mostrando assim que o índice de criminalidade aumentou e os investimentos em presídios diminuiram. Isso ocorre porque, infelizmente, não existem políticas públicas eficazes para mudar essa situação.

Ademais, a falha educacional também é causadora do problema. A esse respeito, o educador, Paulo Freire, em "Pedagogia do Oprimido", afirma que a educação brasileira é bancária, ou seja, conteudista. Sob esse viés, denuncia-se um sistema de ensino falho que, ao focar no ensino tecnicista, omite saberes importantes para o convívio em uma sociedade mais justa e democrática, saberes esses como bullying, violência e uso de drogas, suas causas e consequências. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.

Portanto, cabe ao Estado, principalmente responsável pelo bem-estar do povo, juntamente com o Ministério da Justiça, por meio de campanhas e debates criarem leis que garantam uma segurança pública eficaz para todos. Por parte, cabe a escola, responsável pela educação do cidadã, abordar tal temática em sala de aula, por meio de rodas de conversas com alunos e profissionais. Desse modo, os brasileiros verão os direitos assegurados pela Constituição como uma realidade.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
720
pontos
Desbloquear

    O texto apresenta alguns erros gramaticais, como "a negligência estatal" (deve ser "à negligência") e "dados divulgandos" (o correto é "divulgados"). Para melhorar a coesão, sugiro reestruturar o parágrafo sobre a educação, começando com uma frase que conecte diretamente à segurança pública. Por exemplo: “Além da falta de investimento em segurança, a falha educacional agrava o problema.” Quanto à proposta de intervenção, detalhar como as campanhas podem ser implementadas ajudaria. Por exemplo: “O Estado deve criar campanhas educativas nas escolas para sensibilizar jovens sobre os direitos e deveres na sociedade.”

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Na música "Construção", o autor Chico Bu[…]

De acordo com dados de pesquisas realizadas em tor[…]

"Declaração universal dos direitos humanos: t[…]

Segundo Mahatama Gandhi, ativista indiano, "O[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.