Avatar do usuário
Por santilva
Quantidade de postagens
#140390
A Constituição Federal de 1988 — documento jurídico mais importante do país — assegura os direitos fundamentais para todos os cidadãos. Todavia, essa não tem sido uma realidade plena na segurança pública, pois existem obstáculos que dificultam a consolidação desse direito social. Nesse sentido, é perceptível que o problema é oriundo de fatores como: a omissão estatal e a desvalorização de carreira dos policiais.

Diante desse cenário, é pertinente destacar a ineficiência governamental como um dos pilares dessa problemática. Sob a perspectiva do filósofo John Locke, é dever do Estado garantir os direitos básicos dos indivíduos. No entanto, essa premissa não é cumprida na prática, uma vez que a máquina estatal não investe em políticas públicas que garantam a segurança pública no Brasil, como a ampliação do quadro de policiais para fazer ronda nas ruas. Consequentemente, pode-se ocasionar um aumento nos índices de roubos e assaltos nos grandes centros urbanos. Por isso, enquanto esse impasse persistir, difícil será combatê-lo.

Ademais, a desvalorização de carreira dos funcionários da segurança pública é outro fator que agrava o problema. Os policiais são mal remunerados, não recebem um treinamento adequado e, em muitos casos, arriscam a sua própria vida para proteger a população. Essa realidade compromete não só a qualidade desse serviço, mas também a motivação desses profissionais, essenciais para a manutenção da lei e da ordem.

Portanto, medidas precisam ser tomadas para superar esses desafios. Cabe ao Estado — ente administrativo responsável pela promoção do bem comum — implementar políticas públicas que fortaleçam a segurança pública em todo território nacional. Isso deve ser feito mediante repasse de verbas aos estados e municípios, para investir na ampliação do quadro de funcionários, no treinamento dos policiais e no patrulhamento com o intuito de garantir esse serviço a toda população. Além disso, deve-se criar um plano de carreira, oferecer remunerações mais justa a esses profissionais, fundamentais para a manutenção da lei e da ordem. Com essas iniciativas, os direitos fundamentais previstos na Constituição serão plenamente efetivados.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
920
pontos
Desbloquear

    O texto apresenta alguns erros gramaticais, como a ausência de concordância em "remunerações mais justa", que deveria ser "remunerações mais justas". A expressão "a desvalorização de carreira dos policiais" poderia ser melhorada para "a desvalorização da carreira policial". Além disso, a proposta de intervenção possui os quatro elementos necessários, mas carece de detalhamento. Poderia especificar como o repasse será monitorado ou quais critérios serão usados para o plano de carreira.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Os desafios para enfrentar a invisibilidade do tra[…]

Saúde mental no século XXI

Conhecido como o "pai da medicina", Hipó[…]

De acordo com a Lei Maria da Penha, a violência do[…]

Em 2010, Dilma Rousseff foi eleita presidente do B[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.