Avatar do usuário
Por gabypoiul
Quantidade de postagens
#138524
Sob a perspectiva do escritor e político Darcy Ribeiro, “A coisa mais importante para os brasileiros é inventar o Brasil que nós queremos“. Tal pensamento, porém, ainda não foi convertido em realidade, uma vez que, embora a população busque por um país livre de problemas, existem dificuldades a serem superadas, como os desafios para a promoção da cultura de adoção. Dessa forma, cabe analisar os principais causadores que sustentam essa problemática como a negligência governamental e a falta de debate.
Diante desse cenário, é válido destacar a omissão estatal como um dos principais motivadores do problema. Acerca disso, segundo o filósofo inglês Thomas Hobbes “É dever do estado garantir os serviços necessários para o bem-estar da nação“. De maneira análoga, de acordo com a citação, logo vemos a ausência do cumprimento da mesma, visto que o poder público não dá a mínima importância às crianças e jovens que depende da aceitação de seus pais adotivos e que sofrem, muitas vezes, por não atingirem as preferências instaladas pela sociedade, tais quais, não ter deficiência física ou cognitiva, não ter irmãos, ser da cor branca, entre outros. Sendo assim, é imprescindível que a máquina pública tome providências que visem reverter esse padrão criado pelo corpo social diante da adoção.
Além disso, é imperativo ressaltar que a falta de debate impulsiona os obstáculos na cultura adotiva. Nesse sentido, Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que um problema como os entraves na adquirirão do processo adotivo seja resolvido, faz-se necessário debater sobre como esses indivíduos ficariam gratificados por saberem que a população brasileira reconheceu a importância do acolhimento familiar, e que as taxas de possibilidade ao vivenciar um novo lar estão aumentando. Logo, trazer a pauta da dificuldade de realizar uma adoção e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de reversão do caso em questão.
Portanto, algumas medidas são indispensáveis para a resolução dos desafios supracitados. Para isso, cabe ao Ministério da Cidadania, enquanto responsável por políticas cidadãs, propagar dados e pesquisas que revelem a gravidade na falta da promoção da cultura de adoção no Brasil, por meio de plataformas midiáticas de destaque como emissoras de televisão e aplicativos de grande influência, a fim de atingir o maior contingente possível e conscientizá-los. Feito isso, a questão deixará de ser um problema no contexto verde-amarelo, conforme o desejo de Darcy Ribeiro.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
800
pontos
Desbloquear

    O texto apresenta algumas falhas gramaticais, como "que depende" (deveria ser "dependem") e a concordância em "as taxas de possibilidade ao vivenciar um novo lar estão aumentando", que poderia ser mais clara. Para melhorar a argumentação, comece com uma definição clara dos desafios da cultura de adoção antes de abordar as causas. Por exemplo, reestruture a introdução para incluir uma breve explicação sobre o que é a cultura de adoção e sua importância no Brasil. Além disso, detalhe mais a proposta de intervenção; mencione especificamente quais dados devem ser divulgados para aumentar o impacto da ação do Ministério da Cidadania.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Os desafios para enfrentar a invisibilidade do tra[…]

Saúde mental no século XXI

Conhecido como o "pai da medicina", Hipó[…]

De acordo com a Lei Maria da Penha, a violência do[…]

Em 2010, Dilma Rousseff foi eleita presidente do B[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.