Avatar do usuário
Por gabriella14
Quantidade de postagens
#159881
Prevista na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 6º, a garantia do direito à saúde é um ideal ainda distante da realidade social brasileira. Entre os principais obstáculos para a efetivação dessa norma, destaca-se a pobreza menstrual cuja complexidade está associada à desigualdade de gênero estrutural e a ausência de educação menstrual. Assim, torna-se urgente refletir sobre tais causas a fim de transformar o direito teórico em realidade vivida.

Diante desse cenário, é oportuno denunciar a desigualdade de gênero estrutural sob a perspectiva de Simone de Beauvoir. Para ela, em "O Segundo Sexo", "se a 'questão feminina' e tão absurda é porque a arrogância masculina fez dela uma querela" evidenciando como o sistema patriarcal marginalizou historicamente as demandas femininas. Sob esse viés, a pobreza menstrual se enquadra na lógica de opressão, visto que, por vezes, o corpo da mulher é politizado e tratado como tabu, sobretudo quando se trata da menstruação. Como consequência, milhões de brasileiras têm sua dignidade restringida pela falta de acesso a produtos de higiene pessoal.

Além disso, paralelamente à desigualdade de gênero estrutural, a falta de educação menstrual também corrobora o estorvo. Tal questão pode ser compreendida à luz de dados da ONU, segundo os quais, no mundo, uma em cada dez meninas falta às aulas durante o período menstrual. No entanto, no Brasil, esse número é ainda maior: uma em cada quatro já deixou de ir à escola por não ter absorventes. Consequentemente, esse cenário colabora com a evasão escolar e amplia o ciclo de desigualdades sociais.

Portanto, é necessário que o Ministério da Saúde – responsável por coordenar as políticas nacionais de saúde – promova o ampliamento do programa de proteção da saúde menstrual, por meio da criação de espaços de higiene em escolas, e realize a criação de políticas públicas eficazes. Outrossim, o Ministério da Educação deve realizar palestras e campanhas interativas nas escolas com o apoio de profissionais da saúde a fim de educar e combater o tabu sobre a menstruação. Com essas medidas será possível transformar em realidade o previsto na Constituição Federal.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
1000
pontos
Desbloquear

    Principais ajustes: (Competência 1) corrigir “se a 'questão feminina' e tão absurda” para “se a ‘questão feminina’ é tão absurda”; padronizar termos como “ampliação” (em vez de “ampliamento”) e revisar grafia/acentuação. (Competência 2) o texto atende bem ao tema; mantenha foco em argumentos centrais e evite citações longas sem relação direta com o argumento. (Competência 3) reforce a seleção de dados com fontes claras e conecte-as às linhas de defesa. (Competência 4) utilize conectivos para progressão lógica entre parágrafos (Portanto, Além disso, Consequentemente). (Competência 5) a intervenção está no caminho, mas detalhar agente, ação, meio e finalidade com metas/cronograma fortalecerá a proposta.

    Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Na obra cinematográfica "O Lorax: Em Busca da[…]

No longametragem turco “O Milagre na Cela 7”, o es[…]

Treino Enem 2025

A Constituição Federal de 1988, no artigo 5º, gara[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.