Primeiramente, não bastasse a preferência pelos meios digitais como lazer, eles também afetam sobremaneira o desenvolvimento cognitivo dos usuários. Isso é devido aos estímulos gerados pelos novos modelos de vídeo disponibilizados nas plataformas, que, por serem curtos e não demandarem extensos períodos de atenção, liberam altas cargas de dopamina e o consequente vício. Tal círculo prejudica a capacidade de concentração prolongada, requisito essencial para a atividade de ler.
Ademais, os fatores históricos relacionados à educação não só explicam a insuficiência de leitores brasileiros como também ligam-se à primeira causa apresentada. Ocorre que, com o intuito de disseminar o conhecimento pelo país com eficiência para a comunidade carente, optou-se pelas fontes sonoras, como o rádio, e as audiovisuais. Logo, apesar das boas intenções, os meios empregados reforçaram o estudo passivo entre a porção majoritária do povo, que não é capaz de desenvolver o senso crítico de questionar as ideias apresentadas, segundo palavras do filósofo Jean-Paul Sartre.
Conclui-se, portanto, que a realidade brasileira no que se refere ao hábito de ler carece de urgentes intervenções, de modo a resgatar as habilidades interpretativas, essenciais para uma mente crítica e para o combate à alienação. Assim, deve-se fortalecer a educação básica por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação e as escolas dos setores público e privado, a fim de estimular a leitura desde a infância, fase propícia a estar aberta para novas atividades.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Competência 1: O texto apresenta um bom domínio da norma culta, sem identificar erros gramaticais significativos. Competência 2: A redação aborda de forma completa e coerente o tema da formação de uma sociedade leitora no Brasil, apresentando introdução, desenvolvimento e conclusão. Competência 3: Seleciona, organiza e interpreta informações e argumentos de forma clara e consistente, utilizando dados da pesquisa "Retratos da Leitura". Competência 4: Usa conectivos de forma eficaz, garantindo a coesão e coerência entre as ideias apresentadas. Competência 5: A proposta de intervenção possui todos os elementos, mas não detalha suficientemente a ação ou o meio. Um desenvolvimento mais específico sobre quais métodos poderiam ser utilizados para estimular a leitura nas escolas enriqueceria a proposta.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.