Avatar do usuário
Por iasmimman
Quantidade de postagens
#160964
Muito se discute que a educação dos povos indígenas no Brasil é um assunto crucial, pois envolve a preservação de culturas e identidades. A formação educacional dos povos indígenas enfrentam desafios significativos, como a falta de infraestrutura e a ausência de políticas públicas adequadas.
Para começar, a falta de infraestrutura que é presente em muitas escolas indígenas e que estão localizadas em áreas remotas e carecem de recursos básicos. Segundo o ministério da educação, apenas 30% das escolas indígenas têm acesso a internet. Essa falta de infraestrutura dificulta o aprendizado e contribui para a evasão escolar.
Outro ponto a ser considerado é a ausência de políticas públicas adequadas, onde as políticas governamentais muitas vezes não atendem as necessidades específicas das comunidades indígenas, deixando-os de lado. Muitos professores que atuam em escolas indígenas não têm formação adequada para lidar com a diversidade cultural dos alunos. E isso acaba resultando em um ensino que não respeita as particularidades culturais, desmotivando os alunos a permanecer na escola.
Dessa forma, a formação educacional dos povos indígenas no Brasil enfrenta desafios que precisam ser superados. No entanto, o governo e a sociedade devem implementar políticas públicas eficazes e valorizar as culturas indígenas através da criação de suportes adequados e da formação de professores capacitados. Assim, garante que esse povo tenha acesso a uma educação de qualidade que respeite suas identidades. Somente assim poderemos construir um futuro onde a diversidade cultural seja celebrada e respeitada em nossa sociedade.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
720
pontos
Desbloquear

    Erros identificados: (1) norma-padrão: “enfrentam desafios” com sujeito singular; “Ministério da educação” deve ser “Ministério da Educação”; concordância em “a falta de infraestrutura... que estão”; incoerência de tempos e maiúsculas. (2) tema: introdução, desenvolvimento e conclusão presentes, mas falta tese clara e planejamento crítico mais objetivo. (3) seleção/organização: argumentos relevantes, porém há repetição de ideias; poderia trazer dados adicionais e exemplos. (4) coesão: conectivos existem, porém usoAinda pode melhorar: transições mais fluídas e evitar fragmentos. (5) intervenção: há elementos (agente, ação) mas falta detalhamento do meio e da finalidade; proponha por exemplo: Governo federal e estadual, implementar currículo intercultural, capacitar professores, investir em infraestrutura, com metas específicas e prazo. Exemplos de reescrita: “A Educação Indígena demanda investimento público: o Ministério da Educação, em parceria com redes estaduais, deve…”, “formação de docentes…”, “garantir internet móvel em todas as escolas” etc.

    Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Conforme o filósofo brasileiro Paulo Freire "[…]

Uberização do Trabalho

Segundo as ideias do cientista e pensador Karl Mar[…]

A campanha “Janeiro Branco”, iniciada em 2014 no B[…]

Em seu livro “Cidadania no Brasil: o longo caminho[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.