Avatar do usuário
Por Helenmariar
Quantidade de postagens
#124530
Segundo a obra "Ensaio sobre a cegueira", que retrata uma sociedade fictícia na qual as pessoas vão ficando cegas. Na trama, o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo. Na realidade brasileira, a crítica de José Saramago é verificada nos desafios para a justiça no sistema prisional brasileiro, que possui dificuldades para controlar diversos setores nos presídios. Com isso, emerge um problema sério, em virtude da negligência estatal e o julgamento social que impulsionam tal problemática.
Nesse cenário, ressalta-se, de início, que a omissão governamental provoca uma série de desordem e consequências irreversíveis perante a população. Segundo o geógrafo Milton Santos, em seu texto “As Cidadanias Mutiladas”, a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando as garantias do corpo social, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutados. Todavia, no contexto histórico, a passividade do Estado afasta a população carcerária dos direitos constitucionalmente garantidos, à medida que óbitos, bebês e crianças são expostos a ambientes com baixa infraestrutura, descaso com a educação, saúde básica e atraso nos julgamentos, fazendo com que possíveis inocentes permaneça mais tempo num ambiente no qual não deveriam estar. Dessa forma, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades, o problema perdurará e os direitos dos cidadãos continuarão a ser mutilados de forma sistemática.
Além disso, outro fator influenciador é o julgamento social, que inferioriza e afasta ex-detentos para conviver em sociedade, impossibilitando a reabilitação social e consequentemente os impedindo de usufruir de direitos previstos na Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, é imprescindível combater tal desigualdade, visto que é uma das causas fundamentais do problema.
Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado em sua função de promotor do bem-estar social criar medidas, mediante entrevistas com psicólogos em palestras realizadas em escolas, faculdades e presídios. Utilizar as redes sociais e do YouTube para atingir mais pessoas. Paralelamente é preciso intervir sobre quaisquer discriminação e aplicar leis mais duras. Dessa maneira, será possível superar a cegueira social de que Saramago falou.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

O conceito de cidadania, que remonta às antigas Po[…]

Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, "nenhuma […]

Na canção “Coração Civil” de Milton Nascimento, a […]

Djamila Ribeiro afirma que o primeiro passo a ser […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.