Nesse sentido, o Estado desempenha um papel fundamental na fiscalização do cumprimento das leis antirracistas, como as previstas no Estatuto da Igualdade Racial. Nesse viés, a ausência de políticas públicas eficazes contribui para a perpetuação desse problema. Um exemplo disso pode ser observado na série americana “As Visões de Raven” que em um dos episódios a personagem principal não consegue um emprego no shopping por ser negra. De maneira semelhante, no Brasil atual, mesmo com legislações proibitivas, a fiscalização ainda é falha, permitindo a continuidade dessa prática prejudicial.
Outrossim, a história de exploração dos afrobrasileiros se relaciona diretamente com o preconceito atual. Dessa forma, certas práticas racistas são normalizadas ou invisibilizadas no dia a dia. Esse fenômeno é explicado pela filosofa Djamila Ribeiro, que discute como a escravatura influenciou o pensamento de que os negros eram inferiores aos brancos e como essa ideia ainda persiste para vários. Logo, Mesmo após o fim formal dessas práticas, muitas políticas e costumes mantiveram as desigualdades.
Portanto, para combater os desafios para a superação do racismo estrutural no Brasil, o Ministério da Igualdade Racial, em parceria com ONGs e governos locais, deve criar projetos que iguala as oportunidades de direito a todos os cidadãos brasileiros, independentemente da etnia e cor da pele. Tal ação deve dar mais oportunidades de emprego e estudo para negros além de auxiliar famílias negras de baixa renda. Por meio dessas ações, será possível reduzir a normalização do racismo estrutural, garantindo direitos e saúde a todos e assegurando um futuro mais digno para as novas gerações.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
O texto apresenta uma boa compreensão do tema proposto e desenvolve de maneira clara e coerente a discussão sobre o racismo estrutural no Brasil. As informações são bem selecionadas e organizadas, com argumentos sólidos defendendo o ponto de vista do autor.
No entanto, foram identificados alguns erros gramaticais que impactaram na nota da Competência1. O trecho "levando os desafios para a superação do racismo estrutural no Brasil ser um tema de grande relevância" apresenta erro de regência verbal. A forma correta seria "fazendo dos desafios para a superação do racismo estrutural no Brasil um tema de grande relevância". Além disso, há uma falta de concordância em "Mesmo após o fim formal dessas práticas, muitas políticas e costumes mantiveram as desigualdades". O correto seria "Mesmo após o fim formal dessas práticas, muitas políticas e costumes mantêm as desigualdades".
Na Competência5, apesar da proposta estar bem articulada com a discussão desenvolvida no texto e respeitar os direitos humanos, faltou detalhar melhor quem seriam esses agentes (Ministério da Igualdade Racial) responsáveis pela implementação das medidas sugeridas. Também poderia ter sido esclarecido como isso ocorreria na prática (meio), além dos fins já mencionados.
Sugestões para melhoria incluem revisar cuidadosamente o texto para evitar erros gramaticais e detalhar melhor a proposta de intervenção, especificando como os agentes implementarão as medidas sugeridas.