Diante disso, a escritora brasileira Djamila Ribeiro, defende que, para atuar em uma realidade, deve-se, antes de tudo, tirá-la da invisibilidade. No Brasil, não foi amplamente enxergada a importância da cultura africana, revelando que existe uma sociedade "míope", na qual a mídia, ao omitir o problema, aumenta a falta de conscientização, promovendo o preconceito estrutural e desigualdade social.
Além disso, para o sociólogo Edgar Morin, é necessário que as escolas abordem assuntos universais, além dos técnicos. Todavia, nas instituições educacionais há uma carência nos assuntos universais que, são necessários para um pensamento crítico e inclusivo. Desse modo, enquanto resistir a Negligência governamental na grade escolar, o problema irá persistir.
Frente a tal problemática, é notório a importância da herança africana. Portanto, o Governo Federal -órgão responsável por administrar o território nacional- em parceria com o ministério da educação e mídia, deve promover campanhas efetivas. Essa ação poder ser implementada por meio de escolas e de redes sociais, a fim de conscientizar os indivíduos e aumentar o pensamento crítico. Com isso, a nação brasileira, vai se aproximar da realidade de Utopia.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
"Desafios para a valorização da cultura africana" é bem abordado, mas há erros de concordância como "é necessário que as escolas abordem" e falta de conectivos. Proposta de intervenção carece de detalhamento do meio.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.