Nesse contexto, verifica-se que a negligência governamental possui íntima relação com o revés. Desse modo, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman utiliza o termo "Instituição zumbi" para simbolizar as entidades que não cumprem seu papel previamente estabelecido. Segundo esse raciocínio, é possível compreender o poder público como um exemplo da ideia do expoente da sociologia, tendo em vista, que a falta de atenção do governo contribui para que a população se desmobilize das questões sociais, uma vez que não disponibilizam leis e políticas públicas para os mesmos. Desse modo, é imperioso que essa conduta governamental seja reformulada.
Outrossim, a omissão midiática contribuipara a perpetuaçãodo óbice. Sob essa óptica, segundo Djamila Ribeiro, é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado na questão do descaso associado a valorização da herança africana no país, uma vez que os meios de comunicação optam por dar pouca visibilidade a este problema, pois tal premissa não traz audiência nos meios midiáticos, o que pode gerar falta de conscientização e mobilização do corpo social. Deste modo, as soluções para o impasse são adiadas, perpetuando, dessa maneira, injustiças e desigualdades na sociedade. Aclara-se estão, a modificação desse comportamento social para superar essa barreira.
Portanto, torna-se necessário a tomada de providências para solucionar o óbice. Logo, cabe o Estado- posto responsável por garantir o bem-estar social — promover campanhas com o intuito de mitigar a analfabetização de crianças,por meio de publicações nas redes midiáticas promovendo a visibilidade do óbice, a fim de amenizar tal premissa. Além disso, em conjunto com a mídia -tal como a TV e Rádio— criar projetos que visem informar a população sobre tal problemática, por meio de campanhas elucidativas e reportagens televisivas, a fim de garantir os direitos dos cidadãos prejudicados e mobilizar a população. Assim, com a luz da perspectiva de Saramago, poderemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Erros gramaticais como "africanas Brasil" e "analfabetização". Reescreva para "valorização da herança africana no Brasil" e "alfabetização". Proposta de intervenção carece de detalhamento; especifique mais o agente ou a ação.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.