A princípio, é válido destacar a discriminação como fator agravante do problema. Nesse contexto, o jogador brasileiro Vinicius Júnior afirma que “enquanto a cor de pele for mais importante do que o brilho dos olhos, haverá guerra”. A partir dessa visão, pode-se relacionar o racismo como um dos motivos para a desvalorização das tradições africanas, uma vez que muitos indivíduos ainda consideram o tom de pele como requisito para aderir falas e costumes, o que impede o reconhecimento da cultura no Brasil. Portanto, é inadmissível a permanência dessa situação no território nacional.
Ademais, é indubitável que a base educacional lacunar é uma das causas da ausência da valorização da herança africana. De acordo com o escritor Paulo Freire, a educação tem a capacidade de mudar a sociedade, seja de maneira positiva ou negativa. Dessa forma, é imperioso destacar que um sistema de ensino de qualidade é de grande importância para a população adquirir conhecimentos sobre outras culturas e entender a relevância delas. Todavia, ao analisar a atual realidade nacional, nota-se uma educação de baixo nível, tornando urgente mudanças e melhorias nesse âmbito para, assim, mudar a sociedade.
Evidencia-se, portanto, a necessidade de mitigar os problemas relacionados ao reconhecimento da cultura africana. Dessa maneira, é pertinente ao Estado, através do Ministério da Educação, instituição governamental encarregada de promover o ensino de qualidade no país, convidar especialistas socioemocionais para realizar a promoção de palestras antiracistas nas escolas, a fim de erradicar o estigma existente, assim, moldando uma sociedade mais justa e benéfica. Outrossim, cabe às prefeituras implementar aulas sobre outras tradições nos colégios, com o intuito de aprimorar o conhecimento dos alunos sobre o assunto, criando pessoas interessadas em cultura. Por fim, com essas medidas tomadas, o obstáculo relacionado a valorização a herança da cultura africana será vencido.
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros em "a valorização a herança" e falta de conectivo em "assim, moldando". Sugestão: reescrever para "a valorização da herança" e usar conectivos como "dessa forma". Proposta de intervenção bem articulada com agente, ação, meio e finalidade.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.