Avatar do usuário
Por Thaiszinha
Quantidade de postagens
#138755
No texto “Cidadanias Mutiladas”, o geógrafo Milton Santos argumenta que a democracia só funciona plenamente quando todos têm igual acesso aos diretos. Na atualidade, entretanto, os desafios para a valorização da herança africana no Brasil expõe contradições e falhas na aplicação dos ideias democráticos mencionados pelo pesquisador. Nesse sentido, a fim de obter medidas efetivas para lidar com essa realidade, convém analisar a falta de discussão social e a inoperância do Estado.
Diante desse cenário, vale ressaltar que ausência de debates públicos está vinculada a desvalorização do legado de crença afro-brasileira no país. Esse contexto reforça a ideia da escritora Djamila Ribeiro, de que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para encontrar soluções. Nessa perspectiva, os africanos são afetados pelo silêncio social denunciado por Djamila, considerando que determinados tópicos não são abordados pela sociedade, tais como a maneira na qual é excluída e na redução das tradições no ambiente nacional, em que vem perdendo a verdadeira cultura. Logo, é essencial discutir amplamente o revés e buscar estratégias eficazes para resolvê-lo.
Nota-se, além de disso, que a inação governamental está intimamente relacionada a dificuldade para valorizar os costumes africanos no territorio brasileiro. Tal descaso contaria o que afirma Noberto Bobbio, de que o Estado deve não apenas garantir direitos, mas também assegurar que os cidadãos usufruam com dignidade. Contudo, a ideologia do pensador não é uma realidade no Brasil, visto que faltam ações estatais efetivas, a exemplo da ausência de conhecimento nas escolas municipais, sendo cada vez mais apagada sem mostrar as verdadeiras tradições. Dessa madeira, para realizar as ideias de Bobbio, o Poder Público deve agir imediatamente.
Infere-se, portanto, que é necessário desconstruir o silenciamento da sociedade e a inoperância governamental para combater os desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Para isso, o Estado com o apoio do Ministério da Educação devem promover debates amplos e constantes sobre a importância de aceitar cada cultura independente da cor ou estilo de vida e assim encarar o racismo, além de ampliar policiais afirmativas, como campanhas para abordar mais temas relacionado as tradições das personalidades negras e desenvolver livros com informações completas . Essas ações devem ser realizadas por meio de parceria das esferas municipais e estaduais. Assim, baseado no texto de Milton Santos, o problema será superado no Brasil.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
720
pontos
Desbloquear

    Erros gramaticais como "diretos" em vez de "direitos", "contaria" em vez de "contraria". Melhore a coesão em frases como "Dessa madeira", corrigindo para "Dessa maneira". Proposta de intervenção bem articulada, mas revise conectivos e clareza.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

O branco olhar sobre o preto É fácil de encontrar […]

Eiii! Não sou profissional, tá? Gostei bastante da[…]

Eiii! Não sou profissional, tá? Achei que você tro[…]

Uso de celulares na escola

Eiii! Gostei bastante da sua redação, a escolha do[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.