Diante desse cenário, a falta de cuidado da população acerca da herança africana, contribui para o apagamento de sua cultura, sobretudo, no que se refere a sua história. Sobre isso, Jean Paul Sartre, em sua obra “O ser e o nada”, afirma que as sociedades modernas evitam debater temas sensíveis, o que ficou conhecido sob o nome de acomodação social.
Ademais, o filósofo italiano Norberto Bobbio afirmava ser do Estado a dupla função de garantir direitos no texto da lei e assegurar que o cidadão o teria aplicado na prática. Entretanto, a ideologia de Bobbio, embora seja o ideal para o Brasil, representa uma realidade distante. Tal omissão das autoridades pode ser exemplificada pela ausência de políticas públicas que promovam a cultura africana.
É urgente, portanto, que o ministério da cultura e as escolas devem combater a alienação da sociedade por meio de projetos pedagógicos e comunitários como a promoção de eventos culturais que evidenciem a cultura africana no Brasil e valorizem sua história. Nessa lógica, essa iniciativa terá a finalidade de mobilizar povo e Estado na resolução da problemática que afeta o direito a herança cultural. Nesse contexto, o Brasil poderá, enfim, usufruir dos benefícios previsto em 1988.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Erros gramaticais como "representa" em vez de "representam". Falta de conectivo em "o ministério da cultura e as escolas devem combater". Proposta carece de detalhamento. Sugiro reescrever para maior clareza e coesão.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.