Primeiro, a falta de ação do governo é um fator chave. Segundo Nicolau Maquiavel, no livro "O Príncipe", os governantes devem agir pelo bem comum. Contudo, no Brasil, o Estado não cumpre seu papel de promover o desenvolvimento dos desafios da valorização do legado africano no Brasil, agravando o problema.
Além disso, a mídia contribui negativamente. Segundo Pierre Bourdieu, a mídia deveria ser um instrumento de democracia, mas muitas vezes piora a situação ao não promover debates construtivos sobre o esquecimento da história e da cultura africana, o que reforça o cenário atual.
Portanto, é urgente adotar novas medidas. O Ministério das Comunicações, que tem como função assegurar o acesso democrático e universal às telecomunicações, juntamente com a mídia, deve criar projetos informativos sobre a importância do legado africano no Brasil, com campanhas televisivas que envolvam especialistas e a comunidade. Isso reduzirá o impacto da falta de valorização do legado africano no Brasil, aproximando a sociedade da Utopia de More.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
A redação apresenta domínio da norma-padrão, com argumentos bem desenvolvidos e embasados em referências teóricas pertinentes. O texto mantém coesão e coerência ao longo dos parágrafos. No entanto, a proposta de intervenção poderia ser mais detalhada; por exemplo, especificar como as campanhas televisivas seriam implementadas ou quais especialistas estariam envolvidos. Sugere-se incluir detalhes sobre a execução das medidas propostas para enriquecer a intervenção.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.