De início, é notório que a falta de conhecimento sobre a cultura africana perpetua no meio social. Segundo Djamila Ribeiro para ter informações sobre algo antes é preciso tirá-la da invisibilidade. Isso reforça que muitas das vezes mídia não fala sobre a história e a cultura afro-brasileira, até mesmo tirando o destaque de potenciais personalidades negras presentes no país. Essa análise evidência que a desinformação e o preconceito perpetua estereótipos na comunidade e reduz a viabilização da cultura africana no Brasil.
Ademais, a negligência do governo perante os desafios enfrentados pela busca da valorização dos costumes africanos e afro-brasileiros é outro ponto que ressalta o descaso em combate-los. No Período Colonial do Brasil os africanos foram retirados à força de seus país e escravizados, sendo obrigados a abandonar a suas crenças, músicas, danças, tudo que fazia parte da sua cultura. Ainda, mesmo após a promulgação da Lei Áurea de 1888, que abolia a escravidão, os negros continuaram sendo marginalizados e suas tradições permaneceram sem reconhecimento, perpetuando ciclos de exclusão social no país. Diante disso, fica perceptível que é essencial promover a valorização da herança africana no território brasileiro.
Portanto, cabe a sociedade se conscientizar e buscar conhecimento a cerca dos costumes afro-brasileiros e o governo a implementar políticas públicas ao combate do racismo e fazer a promoção de campanhas sobre a importância da cultura africana para o nosso país a fim de enfrentar os desafios causados pela desvalorização da mesma. Para viabilizar essa ação, o governo pode oferecer iniciativas para que a sociedade conheça de fato as tradições e programas de apoio para pessoas negras que sofrem discriminação. Somente assim, será possível mitigar os danos causados pela invisibilização da herança africana no Brasil.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
O texto apresenta erros gramaticais como "historio" em vez de "histórico", problemas de concordância em "perpetua estereótipos" e uso incorreto do hífen em "combate-lá". Sugiro corrigir para "algo histórico", "perpetuam estereótipos" e "combatê-la". A coesão pode ser melhorada com conectivos adequados, como substituir “Dessa forma” por “Consequentemente”. Na proposta de intervenção, todos os elementos estão presentes e detalhados, mas a frase final poderia ser mais clara ao especificar quais iniciativas o governo deve adotar.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.