Em primeiro plano é importante ressaltar a ausência de medidas eficazes dos governantes em relação ao crime na periferia, já que esse problema é levado à falta de oportunidades. Visto isso na baixa eficaz do governo direcionando a criminalidade, podemos perceber uma piora nos dias atuais, a forma de "cortar o mal pela raiz" consiste em invadir favelas e assassinar pessoas de operações criminosas exemplo disso foi um massacre no complexo da penha no Rio de Janeiro do dia 28 de outubro de 2025, onde foi feito uma operação que levou a mais de 130 mortes, dentro delas estava população e civis, a sensação de não saber se voltará vivo para casa é séria e desumana desta forma é notório a mudança dessa postura estatal urgente.
De outro modo, para e " cortar o mal pela raiz" é necessário trazer ensino a periferia trazendo educação, cultura lazer, etc, coisa que o governo não está proporcionando, a maioria do bem-estar da sociedade periférica é traga pela própria criminalidade de lá exemplos são as ajudas fornecidas por elas como cestas básicas e festinhas de Dia das Crianças, jovens crescendo nesse mundo e vendo polícias invadindo para trazer o mal para quem lhes ajudou não vão crescer vendo um bem ao governo e sim do crime, de tudo isso é urgente a melhora no ensinamento das pessoas periféricas.
Diante disso, é necessário que o governo leve mais ensino, lazer e cultura para a sociedade periférica e ensinando que o crime não é uma boa opção, só assim uma melhora irá surgir.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Principais erros: Norma-Padrão com muitos problemas gramaticais e de pontuação; frases longas sem clareza (
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.